Laboratório de carga viral da Geres é destaquePublicado às 05h40 desta quarta-feira (14)

Com informações da Assessoria

​O Laboratório da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Serra Talhada, passou a integrar a Rede Nacional de Laboratórios para Quantificação da Carga Viral do HIV e HCV composta por 84 unidades em todo o País.

O serviço começou a ser disponibilizado no mês de julho após o lançamento da Nota Técnica Nº 010 / 2020 – LACEN PE que por sua vez fará o monitoramento das atividades trabalhando em conjunto com Vigilância Epidemiológica, Programa Estadual e Municipais de IST/AIDS/HIV.

Para a Gerente da XI GERES, Karla Millene Cantarelli, esse novo laboratório de carga viral, é de suma importância e vai possibilitar além da avaliação quantitativa do RNA do HIV e HCV, fornecer informações importantes usadas em conjunto com a contagem de linfócitos CD4 para monitorar a infecção pelo HIV, para orientar o tratamento e para prever a evolução futura da doença.

De acordo com a Biomédica e Responsável Técnica do Laboratório da XI GERES, Socorro Clementino, “a nova metodologia permitirá a oferta de exames para a quantificação do RNA viral de HIV e HCV mais rápidos e em tempo oportuno, e servirá como uma oportunidade para a definição de fluxos municipais e estaduais mais ágeis quanto ao diagnóstico e tratamento das pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e Hepatites”, afirmou.

A XI GERES, situada no município de Serra Talhada, foi considerada não só pelo Estado como pelo Ministério da Saúde como adequada de acordo com sua localização geográfica, demanda e interesse.