Imagem Ilustrativa/Foto: Freepik
Imagem Ilustrativa/Foto: Freepik

Nesta terça-feira (15), um leitor residente no bairro do Ipsep, em Serra Talhada, procurou a reportagem do Farol de Notícias para fazer um apelo em relação a falta de medicamentos na farmácia do município.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

De acordo com informações do denunciante, há um medicamento que está em falta há 3 meses e outro que também começou a faltar e seguem sem previsão de chegada.

“É na farmácia do município. São 04 tipos de remédios, o Valproato de sódio já está faltando a 3 meses, e agora está faltando também o Haloperidol. Sem previsão de chegada” afirmou o leitor.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da gestão municipal, para buscar esclarecimentos sobre o caso, que se pronunciou por meio de nota. Confira:

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada vem, por meio desta, esclarecer as informações veiculadas pelo Blog Farol de Notícia sobre a suposta falta de medicamentos no município.

Informamos que o setor de Farmácia Municipal, ainda no exercício de 2024, encontra-se em processo de elaboração dos termos de referência e realização de pesquisas de preços, etapas necessárias para a abertura do processo licitatório voltado à aquisição de medicamentos.

Com a entrada em vigor da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e conforme orientação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), através da Resolução TC nº 249/2024, as aquisições devem ser realizadas pelo modelo de “Cesta de Preços”, o que exige maior rigor e detalhamento nas cotações.

Durante o processo, observou-se que os valores obtidos ficaram abaixo do praticado no mercado, o que resultou na não participação de empresas em diversos itens, tornando-os fracassados. Diante disso, já está em andamento um novo procedimento licitatório, desta vez com cotações realizadas em 35 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia e Sergipe, com o objetivo de obter preços mais realistas e garantir a aquisição dos medicamentos.

Destacamos que o município está plenamente empenhado em resolver essa situação com a maior brevidade possível, adotando todas as medidas administrativas cabíveis para garantir a continuidade dos serviços e a reposição dos insumos essenciais à saúde da população.

Reafirmamos nosso compromisso com a assistência farmacêutica e com a promoção da saúde, e asseguramos que todos os esforços estão sendo realizados para que o fornecimento de medicamentos seja restabelecido o quanto antes, tanto nas Unidades Básicas de Saúde quanto na Farmácia Municipal.

Serra Talhada, 15 de abril de 2025.

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Serra Talhada