Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias
Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias

Nesta quinta-feira (24), a leitora Lucélia Santos, moradora do bairro da Caxixola, procurou a reportagem do Farol de Notícias para fazer um desabafo sobre a morosidade no sistema de marcação de consultas da Secretaria de Saúde de Serra Talhada.

Segundo ela, está a espera de consulta com ortopedista desde janeiro deste ano, para ela e sua filha. Apenas uma destas foi marcada, mas acabou perdendo a visita ao médico por não ter sido comunicada pela Regulação.

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“Eu quero denunciar o descaso da saúde do nosso município, que anda fora do eixo, não tá essas coisas boas não. Eu pedi ao médico do meu posto um encaminhamento para o ortopedista, tanto pra mim como pra minha filha. Só que pra minha filha foi marcado para Dr. Ebenone, deixei o papel lá no mês de janeiro e até hoje estamos esperando ser chamado para atender ela, já estamos no mês 4, quando é que vão chamar?”

“Sobre o meu, foi marcado pro dia 17 de abril, foi feriado, só que o médico atendeu hoje às pessoas do dia 17 de abril. Não sei quantas pessoas foram atendidas só que eu não fui avisada do atendimento do ortopedista que é no Sesp, que foi hoje dia 24/04/2025. Fiquei sabendo através de uma colega. Fui até o Sesp por volta de 8h30 e as mesmas que trabalham lá, não me relataram nada”.

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“Com isso, uma mulher que trabalha lá mandou eu ir até a secretaria de saúde pra remarcar não sei quando, porque a demora é grande, vou ficar na fila de espera. Chegando na secretaria de Saúde, fui falar com o pessoal que trabalha lá e os mesmo dizem que não pode fazer nada, mandam você falar com três pessoas pra resolver um ortopedista, pra que tanto funcionário?”.

“Isso é um absurdo, o tanto de cargo numa secretaria, sem contar que o rapaz disse que tem que esperar quando o médico quiser atender porque não depende deles. Eu disse que depende de quem contrata, se eles não querem trabalhar, então eles coloquem médico que trabalhe de acordo com a necessidade do cidadão e não quando o médico quiser atender não, porque, quem sente a dor somos nós cidadãos e não o médico”.

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“Isso é uma falta de empatia com nós que pagamos nossos impostos. Sobre o médico do Sesp, ele atendeu mas cadê o aviso de quem trabalha lá pra repassar os postinhos de saúde, avisar aos pacientes que estavam marcados pro dia 17 de abril. A falta de comunicação deles é grande, agora perdi o atendimento para o médico muito bom, estou com meus problemas com dor e espero não sei quando porque ela vai entrar de férias”.

“Nós cidadãos que pagamos nossos impostos temos direito a saúde de qualidade,na hora que precisamos e não esperar com o médico quando quiser nos atender,como relatou o rapaz da regulação, então vamos procurar a promotoria para resolver. Falta medicação uma demora em licitação porque só serra talhada que tá assim, deixa fazer tudo quando tá em cima da hora, atenção prefeita cadê a empatia com nós serra-talhadenses”.

“Sem contar que o médico estava perguntando pelos pacientes que não estavam lá como iam tá se não foram avisados que ele ia atender a falta de comunicação é grande viu”.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do município, que encaminhou uma nota emitida pela Secretaria de Saúde. Confira:

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a cidadã mencionada esteve nesta Secretaria na quinta-feira, ocasião em que foi devidamente esclarecido que o médico com o qual ela possuía consulta agendada não pôde atender em virtude do ponto facultativo do dia 17 deste mês.

Posteriormente, o referido profissional entrou em período de férias. Diante disso, foi prontamente oferecida à paciente uma consulta com outro ortopedista da rede municipal. No entanto, a mesma optou por não realizar o atendimento com o profissional substituto.

Esclarecemos ainda que, conforme informado à paciente, sua decisão de aguardar o retorno do médico original configura uma escolha pessoal, sendo necessário, portanto, que ela aguarde o término do período de férias do profissional.

Reiteramos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a transparência, o respeito e a garantia do acesso à saúde de todos os cidadãos.