Após o escândalo do lixo denunciado pelo vereador e líder da o posição na Câmara Legislativa de Serra Talhada, Vandinho da Saúde, o Farol de Notícias conversou, na tarde dessa quinta-feira (28) com os dois gestores da pasta ambiental no município, Ercílio Ferrari, Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Sinézio Rodrigues, Secretário Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Apesar de reconhecerem as irregularidades apresentadas na denúncia, os secretários do governo não assumiram a responsabilidade sobre um enfretamento direto ao problema. O secretário Sinézio explicou que a SEMMA é responsável pela política dos materiais recicláveis, que Serviços Públicos se responsabiliza pelo transbordo e que a AMMA cuida das questões voltadas a crimes ambientais.
“A gente está ajudando na solução junto com todo o governo. A contaminação do solo é uma responsabilidade da Amma, como agência fiscalizadora. Intervenção nós vamos fazer dentro da nossa competência, a partir do momento que o município desativar a estação de transbordo, é colocar a placa educativa no sentido de proibir qualquer colocação de resíduos na localidade”, afirmou Sinézio.
AMMA E A RESPONSABILIDADE NA FISCALIZAÇÃO
O presidente da Amma, Ercílio Ferrari, afirmou que a situação do lixo está sim irregular, mas que acabou sendo politizada. O gestor informou ainda que a Agência de Meio Ambiente está monitorando todas as atividades realizadas na estação de transbordo.
“Teve uma carreta da prefeitura que quebrou, então acumulou-se uma quantidade de lixo no transbordo. Está irregular? Está. Não vou dizer que está regular. Está irregular, mas aquele lixo vinha sendo constantemente retirado dali. Acumulou porque é um volume muito grande de lixo produzido na cidade. A carreta quebrou, então não conseguia dar vazão no lixo todo. A Amma tem acompanhado, porém a Amma não pode licenciar. Só quem pode licenciar é o CPRH [Agência Estadual do Meio Ambiente]. O CPRH tinha dado uma autorização para prefeitura operar. A licitação foi feita, a empresa foi contratada, mas o Tribunal de Contas barrou. A nossa parte a gente fez. Agora, como quem licencia é o CPRH, a gente não pode influenciar no órgão estadual”, explicou.
EXPECTATIVA PARA DESATIVAR O TRANSBORDO
Ercílio afirmou ainda que boa parte do lixo já foi retirado da estação do transbordo e que até esta sexta-feira (29) o lixão improvisado terá desaparecido.
“A prefeitura recebeu uma determinação que vai ter que mandar o lixo diretamente agora para Afogados da Ingazeira sem colocar o lixo mais no transbordo. Vai ter que ser encerrado. Então a nossa função agora vai ser monitorar para que isso aconteça. Para que a prefeitura cumpra a determinação”, finalizou o gestor.
11 comentários em Lixão de ST repercute no estado e gestores fazem jogo do ‘empurra’