
Com informações do Metrópoles
Com o final de ano se aproximando também vai chegando o período do carnaval, e muitas pessoas tentam perder aquela gordurinha extra para o feriado.
A dieta low carb é uma das modalidades escolhida por muitos para conseguir esse objetivo. Nela, o consumo é voltado para proteínas e gorduras saudáveis na tentativa de controlar o açúcar no sangue. Assim, o nosso corpa opta por usar gordura como combustível, o que acaba resultando na perda de peso.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A nutricionista do grupo Mantevida, Rejane Souza, esclarece que esse tipo de dieta possui variantes, dentre ela a conhecida como cetogênica, onde o plano alimentar é mais rigoroso. O importante é alinhar as condições físicas aos objetivos individuais, consultando sempre um profissional antes de inserir um novo plano alimentar na rotina.
Quem pode fazer a dieta low carb?
- Pessoas com sobrepeso ou obesidade: a dieta auxilia no emagrecimento.
- Diabéticos e pré-diabéticos: pode melhorar o controle glicêmico, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e a resistência à insulina.
- Indivíduos que sofrem com síndromes metabólicas: traz benefícios para problemas como hipertensão, colesterol alto e gordura abdominal.
- Pessoas saudáveis: proporciona uma melhora na energia, na concentração e na disposição geral.
Benefícios para a saúde
A especialista ainda pontua alguns benefícios adquiridos por meio da adesão à dieta low carb. É o caso da perda de peso, do controle glicêmico, da sustentação de energia, da saúde cardiovascular e da melhora cognitiva.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Alimentos para consumir:
- Proteínas: carnes, aves, peixes e ovos.
- Gorduras saudáveis: azeite de oliva, abacate e oleaginosas.
- Vegetais com baixo amido: brócolis, couve-flor, espinafre, abobrinha e pepino.
- Laticínios integrais: queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar.
- Frutas com baixo índice glicêmico: morango, abacate, coco e framboesa.