Vídeo: Lula convoca aposentados a aderirem ao acordo de ressarcimento - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Do Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foram vítimas de descontos irregulares, a aderirem ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal. O plano está disponível para adesão a partir desta sexta-feira (11/7).

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Lula atribuiu a responsabilidade sobre o esquema de fraudes ao governo anterior e ressaltou que os envolvidos serão punidos.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Você que teve desconto indevido na sua aposentadoria pelas quadrilhas montadas no governo passado, o nosso governo convida para, a partir de hoje, aderir ao acordo realizado com Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que garante seu dinheiro de volta, integralmente, e corrigido pela inflação”, disse o petista

“A Polícia Federal está investigando e os responsáveis pelos prejuízos aos aposentados serão julgados e punidos. Afinal, aposentadoria é um direito sagrado”, completou.

Assista ao vídeo

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O objetivo da medida é evitar a judicialização dos casos. Por isso, o plano de ressarcimento prevê que vítimas desistam de ações na justiça para que tenham direito a receber o dinheiro de volta.

Os pagamentos serão iniciados em 24 de julho e deverão ocorrer diariamente em lotes de 100 mil.

Para participar do novo acordo, é preciso aderir à proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.