
Por Fábio Virgulino, radialista esportivo de Serra Talhada
A Arena de Pernambuco vai sediar, em 2026, um dos eventos mais importantes da vaquejada no Brasil. Pela primeira vez em sua história, o estádio — que foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 — será adaptado para receber a grande final do Circuito Nacional BYD de Vaquejada, prevista para novembro de 2026.
O anúncio do evento despertou questionamentos entre pernambucanos apaixonados por futebol, especialmente quanto à preservação do gramado da principal praça esportiva do estado. A preocupação, no entanto, foi esclarecida pelo planejamento do Governo de Pernambuco.
Para estar apta a sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Arena de Pernambuco precisará passar por uma troca completa do gramado. Diante disso, o governo estadual decidiu aproveitar o cronograma e realizar o evento de vaquejada antes da manutenção, garantindo que não haja prejuízos futuros ao estádio.
A grama removida não será descartada. Ela será doada a municípios pernambucanos para a implantação de mini campos, conhecidos como areninhas, fortalecendo o esporte de base e ampliando o acesso ao futebol.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
E O PEREIRÃO?
Em Serra Talhada, por exemplo, a principal praça esportiva do município enfrenta um longo período de abandono. Terra de tradição futebolística, a cidade viu, ao longo dos anos, o esporte perder espaço, tanto no cenário amador quanto no profissional.
Pensando na população — especialmente na classe esportiva, como cidadão serra-talhadense e alguém que acredita no poder transformador do esporte, deixo aqui uma sugestão respeitosa à prefeita Márcia Conrado: que possa avaliar, com sensibilidade e espírito público, a possibilidade de dialogar com a governadora Raquel Lyra sobre a doação do gramado que será substituído na Arena de Pernambuco.
A iniciativa, se acolhida, poderia representar um novo capítulo para o Estádio Municipal Nildo Pereira de Menezes, o Pereirão.
Que as tardes de domingo, em um estádio que já foi palco de tantas alegrias vividas por figuras como Seu Baião e Dona Carminha, possam novamente emocionar novas gerações e reacender o sonho da volta ativa do Pereirão.
Daqui, sigo na torcida, balançando o bandeirão de quem acredita no melhor para a minha amada terra querida.
7 comentários em Há uma luz no fim do túnel para o gramado do Pereirão, revela Virgulino