DSC_0010

PRA SENSIBILIZAR: Maio Amarelo expõe carros batidos no centro da cidade; campanha foi lançada, oficialmente, na noite dessa quarta em Serra Talhada

Colaborou Emmanuelle Silva / Fotos: Alejandro García – Atualizado às 6h38 desta quinta (21)

Só nos primeiros meses deste ano, o volume de acidentes de trânsito em Serra Talhada e região vem mostrando-se assustador. Segundo dados da XI Geres (Gerência Regional de Saúde), em conversa com o FAROL, mais de 700 casos já foram registrados no Hospam (Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães) entre janeiro e a primeira quinzena de maio de 2015. Um levantamento realizado por equipes de monitoramento da Geres aponta que o volume de dinheiro que se gasta com as vítimas de acidentes que chegam ao Hospam daria para sustentar, pelo menos, três grandes hospitais na capital do Estado, Recife.

Apenas de motos, a Gerência Regional de Saúde registrou mais de 1900 acidentes e 2.591 acidentes de carros só em Serra Talhada em 2014. Somados, os números indicam que ocorreram mais de 4 mil acidentes apenas na Capital do Xaxado no ano passado. Por isso, Geres, prefeitura, PRF (Polícia Rodoviária Federal) e outras entidades se uniram para dar início, oficialmente, na noite dessa quarta-feira (20), à campanha do Maio Amarelo no município. O objetivo é chamar a atenção de condutores e pedestres para os cuidados com o trânsito. A estratégia do projeto é concentrar esforços na conscientização apostando que a prevenção é o melhor caminho.

JÂNIO CARLOS FAZ BALANÇO DE ACIDENTES
JÂNIO CARLOS FAZ BALANÇO DE ACIDENTES

“Todos os dez municípios que compõem a regional de saúde tem um alto índice de acidentes, gerando óbitos, sequelas e internações. Em 2014, o Hospam atendeu mais de 3 mil acidentados e este ano já tem cerca de 700. Então é um número muito grande para a quantidade de habitantes da cidade e temos que tomar consciência. Com a redução de acidentes, poderíamos investir em outras áreas da saúde, por exemplo”, comentou o residente em saúde coletiva na XI Geres, Jânio Carlos, em conversa com o FAROL. No intuito de sensibilizar a população para a campanha do Maio Amarelo, carros acidentados foram expostos na Praça Sérgio Magalhães.

DSC_0008DSC_0009

DSC_0006