SERRINHACom texto e foto da assessoria da PMST

O problema da seca no Sertão vem a cada dia se agravando, recentemente, a Barragem de Serrinha apresentou números altíssimos de microrganismos nocivos à saúde humana e animal por conta do baixo nível da água, em consequência da falta de chuva. Diante disso, a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio das secretarias de Agricultura Familiar e Obras e Infraestrutura, estão construindo mais 20 açudes/barragens, além da perfuração de poços para minimizar os efeitos da seca na vida do serra-talhadense.

“Estamos dando continuidade ao programa municipal Mais Água para nossa Gente. 20 barragens já estão em processo de construção, além dos poços que estamos perfurando. Na primeira etapa do programa perfuramos mais de 100 poços, sendo 60 com sistema de abastecimento simples. Nesta segunda etapa, já perfuramos mais 15 e nossa meta é perfurarmos 200 poços dentro do programa este ano”, disse o secretário de Agricultura Familiar, José Pereira.

Em Gilvan Santos o açude já está construído, já o da Tapera está em fase de conclusão e na próxima semana será a vez do Bela Vista e Três Irmãos.

Barragem de Serrinha

A partir da próxima semana, o Distrito de Serrinha vai receber a máquina perfuratriz para que a população não utilize mais a água da barragem. De acordo com o Secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço, com os números de microrganismos cancerígenos acima do permitido, a água da Barragem de Serrinha está inapropriada para consumo de qualquer natureza.

“Mensalmente é feito análises das águas dos mananciais de Serra Talhada, e no mês de abril, os números apontados para presença de Cianobactérias e Cianotoxinas na Barragem de Serrinha foi muito além do permitido. Pensando na saúde das pessoas que vivem das águas da barragem, estamos buscando alternativas para que as pessoas não se contaminem”, informa Aron.

Ainda segundo o secretário, serão perfurados poços, além da operação Pipa que vai abastecer as cisternas e caixas d’água da comunidade.