maracatu raizes do sertão
Foto: Reprodução / Instagram @maracaturaizesdo

O Maracatu Raízes do Sertão, grupo com 10 anos de fundação e resistência cultural na periferia de Arcoverde, lança o projeto de circulação “O Brilho da Oxum do Agreste ao Sertão” e estará em Serra Talhada neste fim de semana. Nos dias 22 e 23 de novembro, o projeto acontece no Museu do Cangaço com oficinas gratuitas e o espetáculo de lançamento do primeiro EP independente do grupo, também intitulado “O Brilho da Oxum”. Além da grande estreia do novo figurino da corte real e dos batuqueiros.

No sábado (22), das 15h às 17h haverá a oficina de “Da Batida do Tambor ao Compasso do Maracatu”, com 25 vagas disponíveis para o público em geral, de todas as idades. O momento abordará os diferentes ritmos e danças do Maracatu de baque virado para os Orixás, transmitindo o conhecimento na tradição oral de geração em geração. As oficinas abordarão a importância do Maracatu, que é reconhecido como Patrimônio Imaterial para a cultura pernambucana.

Continua depois da publicidade

No domingo (23), a partir das 17h, o grupo apresenta o show “No Brilho da Oxum” é um espetáculo híbrido de música e dança que presta homenagem à grande padroeira do Maracatu Raízes do Sertão, Oxum, a Orixá da beleza, do amor e das águas doces. O EP, com seis faixas autorais inéditas, e o novo figurino, são inteiramente inspirados no ouro e na abundância que Oxum traz, celebrando a divindade em um contexto sertanejo.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Foto: Reprodução / Instagram @maracaturaizesdo

Caruaru, Belo Jardim e Ouricuri também receberão a circulação das atividades que foram programadas para acontecer prioritariamente em terreiros de cultura popular, e sedes de grupos que vivenciam a cultura afro-brasileira, buscando combater a ignorância e a estigmatização das práticas de matriz africana através da arte. As ações contarão com a presença de intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade da comunidade surda e ensurdecida.

O lançamento digital do EP O álbum “O Brilho da Oxum” disponibilizou em todas as plataformas seis faixas autorais e inéditas desde o dia 30 de Outubro. O EP mostra um pouco da vivência do Maracatu em periferias e a tradição dos Orixás no Maracatu. O álbum traz a essência, a beleza e o ouro da nossa mãe Oxum, Patrona do Maracatu Raízes do Sertão. “Levar a beleza, o ouro e a essência de nossa Mãe Oxum para o Agreste e Sertão, com um figurino totalmente renovado e nossas canções autorais, é a nossa forma de celebrar e reafirmar nosso compromisso com a cultura popular e as religiões de matriz africana ” afirma Walderlan Baltazar, mestre do Maracatu Raízes do Sertão.

O projeto “O Brilho da Oxum do Agreste ao Sertão” tem incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo do Estado e apoio de Boi Tira Teima e Fundação de Cultura de Caruaru, Boi da Gente e Secretaria de Cultura de Belo Jardim,
Museu do Cangaço e Xaxado Cabras de Lampião, Projeto Cultural Aricuri e Secretaria de Cultura de Ouricuri. Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas através do instagram @associacao.cultural.raizes e @maracaturaizesdo.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Foto: Reprodução / Instagram @maracaturaizesdo