Por Adelmo Santos, escritor e poeta serra-talhadense

rua 5Eu aproveito esta oportunidade para prestar uma homenagem a minha terra natal, através da “ Rua Enock Ignácio de Oliveira”, que sem dúvida é o coração da cidade. Nesses 163 anos de Serra Talhada, veja como foi bacana a evolução da Rua Enock Ignácio de Oliveira, o “glamour que veio do lixo.”

Nos anos 50 ela era conhecida como a “Rua Do Lixo,” por ser o lugar onde o povo jogava o lixo. Nos anos 60 a rua passou a ser conhecida como a “Rua Grande,” e por ser a primeira rua a ser calçada, passou a ser chamada de “Rua do Calçamento.”

Tempos depois recebeu a placa como a “Rua 15 De Novembro.” Nos anos 60 quando era a “Rua Grande,” numa ponta começava com o “Açude do Ginásio” e terminava na outra com as águas da “Lagoa”. Era uma rua pura, trafegava a inocência, não tinha atropelamentos, não havia imprudência. Não tinha sinal de trânsito, não tinha trânsito a parar, o povo andava a pé, era livre o caminhar.

Veja também:   Náufragos são encontrados agarrados em cooler no mar da Austrália

A rua era segura, não tinha assaltos em bancos, também não tinha sequestros, só no céu tinha relâmpagos. Era cheia de ternura, não é mais a Rua Grande, mas é uma grande rua. É a Rua Enock Ignácio de Oliveira, a rua mais importante no comércio e na cidade de Serra Talhada. Só a Rua Enock Ignácio deve gerar em torno da metade do PIB da Capital do Xaxado.

A Rua Enock Inácio tem tudo que se possa imaginar numa cidade, chegando  lembrar as principais avenidas das capitais, onde as pessoas encontram lojas de departamentos, eletrodomésticos, móveis e utensílios. Restaurantes, informáticas, roupas e tecidos. Academias, materiais de construções, produtos agrícolas e rações. Perfumarias, redes de farmácias e papelarias. Artesanatos, lanchonetes e quadros. Fotografias, bancos, casas lotéricas e livrarias. Salão de beleza, pousadas e lojas de telefonias. Supermercados, óticas e padarias. Clínicas de olhos, consultórios e prontos socorros. Clínicas odontológicas, floriculturas, funerárias e escolas. Imobiliárias, lojas de decoração e gráficas. Planos de saúde, lojas de motos e seguros. Frigoríficos, tecnologias, escritórios contábeis e de advocacias. Becos, galerias, bares e mercearias.

Veja também:   Prefeitura traz prejuízos para Carraspaneiros

Praça que homenageia o poeta Zé Marcolino, Jornal Desafio, jornal Farol de Notícias, lagoa, campo de futebol e feira livre. A Rua Enock Ignácio de Oliveira é uma cidade numa rua, ela também tem o IPA, IBGE, CDL, JUCEPE, Câmara de  Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Ministério Público Federal, Agência do Trabalho, Cartório, Serasa, Mercado Público Municipal, Biblioteca Municipal e a Prefeitura Municipal de Serra Talhada.

Além de ser importante, a Rua Enock Ignácio é muito movimentada, nas datas comemorativas é a passarela dos desfiles onde fica o palanque que acontece os discursos cívicos, greves e protestos populares. Agora as pessoas passam andando pelas calçadas, pra uns o tempo passou, pra outros está parado. Uns veem o sinal vermelho, outros veem encarnado. Automóveis e carroças andam juntos e misturados. Além de ter tudo isso, a Rua Enock Ignácio é uma rua abençoada, apesar da correria com muita gente avexada, passando pelas calçadas, no Alto do Bom Jesus bem no meio do asfalto, ali de braços abertos olhando quem vai passando, a Rua Enock Ignácio tem o Cristo abençoando.

Veja também:   Morre filha única de Elvis Presley, Lisa Marie Presley, aos 54 anos

Parabéns Serra Talhada! Minha terra querida.