
Com informações do Diário de Pernambuco
Milhares de pessoas se reuniram neste domingo(7) no Vaticano para celebrar a canonização do primeiro santo da geração millennial, o italiano Carlo Acutis, um adolescente conhecido como o “influenciador de Deus”, que morreu com apenas 15 anos.
Durante a missa solene, que começou às 10h locais (5h em Brasília) na Praça São Pedro, o papa Leão XIV declarou oficialmente santo Acutis, o “ciberapóstolo”, já que dedicou grande parte de sua vida a divulgar a fé católica na internet.
Na cerimônia, o pontífice também canonizou outro italiano que faleceu ainda jovem, o estudante Pier Giorgio Frassati (1901-1925), apaixonado por alpinismo, conhecido por seu compromisso social e espiritual.
Nascido em Londres em 1991, no seio de uma família italiana abastada e pouco praticante, Acutis cresceu em Milão e mostrou desde muito cedo grande fervor religioso.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Foi beatificado em 2020, e o Vaticano lhe atribui dois milagres que o qualificaram para ser canonizado: a cura de um menino brasileiro com uma rara condição no pâncreas e a de uma estudante costarriquenha gravemente ferida em um acidente.
Em Assis, onde o túmulo de Acutis atrai todos os anos centenas de milhares de peregrinos e curiosos, a diocese instalou telões para acompanhar a cerimônia.
Na cerimônia, o pontífice também canonizou outro italiano que faleceu ainda jovem, o estudante Pier Giorgio Frassati (1901-1925), apaixonado por alpinismo, conhecido por seu compromisso social e espiritual.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Segundo o papa, o exemplo de ambos é “um convite dirigido a todos nós, especialmente aos jovens, para não desperdiçar a vida, mas orientá-la para o alto e transformá-la em uma obra-prima”.
Sob um sol radiante e um importante esquema de segurança, cerca de 80.000 pessoas, segundo o Vaticano, muitas delas jovens, reuniram-se na praça. Muitas carregavam bandeiras de seus países ou imagens de Acutis.
A canonização de Acutis, que morreu de leucemia em 2006, deveria ocorrer em 27 de abril, mas foi adiada devido à morte do papa Francisco.
Acutis era muito talentoso em informática e criou uma exposição digital sobre os milagres eucarísticos.