Mirandiba comemora investimentos na saúde

Publicado às 09h deste sábado (15)

O programa Falando Francamente da TV Farol, exibido nessa terça-feira (11), contou com a presença de Maria Sá, secretária de saúde de Mirandiba, Sertão Central, que comemorou o resultado do trabalho realizado no município, os investimentos, a atualização do cartão vacinal e o controle das arboviroses, como dengue e chikungunya. Ela também deu detalhes sobre a campanha de vacinação contra a influenza para os grupos prioritários. 

Investimento em saúde 

Maria de Sá contou ao Farol que, antes do novo governo municipal, Mirandiba se encontrava em uma situação difícil e que a saúde estava deteriorada, mas conseguiram avançar, pois o prefeito da cidade, Evaldo Bezerra, é muito responsável e preocupado com a saúde e todos, além de ser com todas as secretarias.

A secretária de saúde, ressaltou que os investimentos foram em ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde; atendimento médico durante todos os dias da semana, com equipes completas que atendem não somente no centro da cidade, mas também em áreas rurais; além da atualização do cartão vacinal, em especial, das crianças, idosos e acamados. 

Veja também:   Mulher ganha R$ 12,3 milhões na loteria e torra tudo com comida

“Graças a um trabalho muito bem feito e articulado, junto com enfermeiros e técnicos da atenção básica, nós avançamos muito no nosso município!”, enfatizou Maria Sá, secretária de Saúde. 

Alerta pela Campanha de vacinação contra a influenza e ações

Mirandiba comemora investimentos na saúde “Iniciou ontem, a 25ª Campanha Nacional de imunização contra a influenza, e ela vem nos preocupando nos preocupando, porque pela quarta semana consecutiva no estado de Pernambuco, estamos com um alto índice de crianças, idosos e adultos com doenças respiratórias, seja covid ou influenza. A gente pede a toda a população que abrace as campanhas de vacinação, porque após a pandemia pela covid-19, a gente viu o quanto é importante a vacina”, disse a secretária acrescentando:

Veja também:   HEC abre inscrições para novo processo seletivo

“Eu criei, no ano passado, a caravana da vacinação. Reunimos carros e profissionais da saúde e saímos nos bairros vacinando as pessoas, casa a casa, e assim a gente consegue imunizar uma quantidade maior de pessoas. Realizamos campanhas nas escolas, na casa dos idosos, dos acamados, com barracas no centro da cidade, carros com vacina para levar à comunidade rural. O nosso resultado é positivo porque não esperamos que as pessoas apenas venham até a Unidade Básica, nós levamos os serviços até à população”. 

Grupos prioritários para tomar o imunizante

Idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses a até seis anos de idade; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores de portaria; força de segurança; forças armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade; e dolescente e jovens da sociedade.

Veja também:   Sandrinho Palmeira entregou 150 certificados

Contra indicação

“A única contraindicação é a febre, se a pessoa estiver com febre, ela não pode tomar a vacina, mas não existe nenhuma outra contraindicação para a vacina da influenza. O vírus é inativo. Há pessoas que dizem: ‘Eu tomo a vacina da gripe e, consequentemente, eu gripo’, mas não é por conta da vacina, pois o vírus da vacina está inativo. Você provavelmente já estava com alguma sintomatologia, com algum vírus gripal, e quando tomou a vacina veio a gripar, mas não por causa da vacina. Tomar a vacina é a melhor atitude que podemos ter para que tenhamos saúde e não voltemos a ter uma pandemia ou epidemia de vírus gripal”, alertou a secretária de saúde, Maria de Sá. 

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol

 

Prefeito de Mirandiba herdou mais de R$ 7 mihões em dívidas