Morre mulher que contraiu raiva humana após mordida de sagui - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Com informações da Folha de Pernambuco

Faleceu na manhã deste sábado (11), a mulher de 56 anos que contraiu raiva humana após ser mordida por um sagui. Ela era residente em Santa Maria do Cambucá, no Agreste de Pernambuco.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Ela estava internada desde o dia 31 de dezembro no Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, que confirmou a morte da paciente. Este caso marcou a primeira ocorrência da doença no estado em oito anos.

O hospital lamentou o falecimento por meio de uma nota oficial, expressando suas condolências e desejando conforto à família da vítima.

“Expressamos as mais sinceras condolências e desejamos, ainda, conforto, paz, e muita força para a família”, declarou.

Entenda o Caso

A mulher apresentou uma lesão na mão esquerda após ser mordida pelo animal e começou a sentir dormência que se espalhou para o tórax, além de dores e fraqueza.

Um exame realizado pelo Instituto Pasteur confirmou a contaminação por raiva na quarta-feira (8). Durante sua internação, ela recebeu cuidados de uma equipe multiprofissional.

Em uma nota divulgada na sexta-feira (10), o hospital informou que o estado da paciente era considerado grave; ela estava sedada e sob monitoramento constante. A médica intensivista Reginelle Terto detalhou que a paciente chegou ao hospital consciente, mas sua condição se deteriorou rapidamente.

“No dia 2 de janeiro, ela apresentou uma piora importante e precisou ser entubada e ir para a ventilação mecânica. Desde então, estamos mantendo o cuidado neuroclínico dela, e fazendo o protocolo, conforme o Ministério da Saúde”, completou a médica.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o laudo do exame indicou que o vírus encontrado na paciente é de origem silvestre.