
A matéria do Farol denunciando a revelação de um ataque racista sofrido pelo vereador China Menezes, pela também vereadora Alice Conrado, repercutiu nos movimentos sociais (acompanhe).
Em sessão na Câmara Municipal na última terça-feira (5) a mãe da prefeita Márcia não gostou da postura de China, que agora é crítico ao governo, e teria insultado o colega.
China revelou isso ao Farol bastante triste e até chorou.
“Terminei meu discurso e ela partiu para provocação, dizendo que eu deveria fazer cobranças ao deputado Luciano Duque, porque eu era ‘xirimbaba’ do deputado. Insatisfeita, ainda mandou eu calar a minha boca, usando a expressão ‘negro seboso’”, lamentou China.
Confira abaixo a nota enviada pela movimento LGBTQIANP+ E NEGROS EXISTIMOS
Nós, do movimento *LGBTQIANP+ E NEGROS EXISTIMOS*, viemos a público expressar nosso mais veemente repúdio às declarações racistas da vereadora Alice Conrado, que se referiu ao vereador China Menezes de forma desrespeitosa e degradante, chamando-o de “negro seboso”.
Essa atitude é inaceitável e fere o decoro parlamentar, sendo um claro exemplo de racismo que não pode ser tolerado em nossa sociedade.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Chamamos a atenção do *Ministério Público (MP)* e do *MPPE, assim como dos movimentos negros de Pernambuco e do país, para que ações sejam tomadas em relação a essa situação.
O racismo é um crime tipificado na **Lei nº 7.716/89*, e a falta de decoro por parte de um parlamentar deve ser tratada com seriedade. A Câmara Municipal tem o dever de investigar essas declarações e impor as devidas punições.
É fundamental que todos os representantes públicos sejam responsabilizados por suas palavras e ações. A opressão racial não pode ser silenciada, e nós, do movimento *Negros Existimos*, estamos aqui para afirmar que essa luta é pela dignidade e respeito de todos os cidadãos.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Exigimos uma resposta imediata da Câmara Municipal sobre essa questão e que medidas eficazes sejam tomadas para coibir comportamentos preconceituosos.
O povo está atento, e não aceitaremos menos do que a justiça! Alice Conrado, suas palavras têm consequências. O racismo não tem lugar em nossa sociedade!
Diretor do Moviemento LGBT+ e Negros EXISTIMOS
Eliton Oliveira
Acompanhe o caso
Alice Conrado volta a atacar e desrespeita vereador: “Negro seboso”
23 comentários em Movimento LGBTQIANP+ e Negros Existimos emite nota de repúdio a Alice