Ministério Público da Itália emite parecer favorável à extradição de Carla Zambelli - Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

O Ministério Público da Itália emitiu, nesta terça-feira (22), parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), conforme informação confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão atua no processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

A decisão final sobre o caso agora cabe à Justiça italiana, sem prazo definido para ser proferida.

Continua depois da publicidade

Zambelli foi presa em Roma em julho deste ano, quando tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A deputada, que possui dupla cidadania, deixou o Brasil após ser condenada a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.

Segundo as investigações, Zambelli foi a autora intelectual do ataque, que visava emitir um mandato de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. O hacker Walter Delgatti, também condenado, confirmou à Justiça que executou o serviço a mando da parlamentar.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

O pedido de extradição foi oficializado pelo STF em 11 de junho e encaminhado ao governo italiano por meio do Itamaraty. Enquanto aguarda o desfecho do processo no exterior, Zambelli também responde a um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados.