
Com informações da Folha de Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou uma nova atualização sobre o avanço dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol no estado. O boletim, emitido na quarta-feira (12), acrescentou seis novas notificações, incluindo uma morte registrada em Petrolina, no Sertão.
O caso fatal envolve uma jovem que, segundo a Prefeitura de Petrolina, teria ingerido uísque supostamente adulterado e vindo de outra cidade. A gestão municipal informou ainda que três moradores, duas mulheres e um homem, apresentaram sintomas após o consumo da mesma bebida. Uma das mulheres não resistiu.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Os outros dois pacientes foram encaminhados a unidades de referência. O homem, que começou a sentir mal-estar na terça-feira (11), foi atendido inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com o agravamento do quadro, ele foi transferido para o Hospital Universitário (HU), onde permanece internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A terceira vítima só buscou atendimento na manhã de quarta-feira (12) e também foi encaminhada ao HU para acompanhamento.
As equipes de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Petrolina investigam a origem da bebida e monitoram o estado clínico dos pacientes. Sobre a morte, o município destacou que o Samu foi acionado ainda na madrugada de quarta para uma ocorrência no bairro Henrique Leite. A jovem já estava sem vida quando a equipe chegou. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por necropsia para confirmar se o óbito tem relação com intoxicação por metanol.
“A ingestão ocorreu na segunda-feira (10). Na terça-feira (11) o homem apresentou sintomas compatíveis com intoxicação, como vômito e visão turva. Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, devido ao agravamento do quadro, transferido para o Hospital Universitário (HU), onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, detalha a nota da prefeitura.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Com as últimas notificações, o estado acumula agora 110 registros: 105 em Pernambuco e cinco em outras unidades da federação, São Paulo (2), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1).
Situação atual dos pacientes em Pernambuco, segundo a SES-PE
- 12 internados (cinco descartados);
- 57 altas (dois confirmados e 54 descartados);
- 21 óbitos (três confirmados e 13 descartados);
- 15 evadiram-se (15 descartados).