Mulher morre após ingerir uísque com suspeita de intoxicação - Foto: Canva/Reprodução
Foto: Canva/Reprodução

Com informações da Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou uma nova atualização sobre o avanço dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol no estado. O boletim, emitido na quarta-feira (12), acrescentou seis novas notificações, incluindo uma morte registrada em Petrolina, no Sertão.

O caso fatal envolve uma jovem que, segundo a Prefeitura de Petrolina, teria ingerido uísque supostamente adulterado e vindo de outra cidade. A gestão municipal informou ainda que três moradores, duas mulheres e um homem, apresentaram sintomas após o consumo da mesma bebida. Uma das mulheres não resistiu.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Os outros dois pacientes foram encaminhados a unidades de referência. O homem, que começou a sentir mal-estar na terça-feira (11), foi atendido inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com o agravamento do quadro, ele foi transferido para o Hospital Universitário (HU), onde permanece internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A terceira vítima só buscou atendimento na manhã de quarta-feira (12) e também foi encaminhada ao HU para acompanhamento.

As equipes de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Petrolina investigam a origem da bebida e monitoram o estado clínico dos pacientes. Sobre a morte, o município destacou que o Samu foi acionado ainda na madrugada de quarta para uma ocorrência no bairro Henrique Leite. A jovem já estava sem vida quando a equipe chegou. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por necropsia para confirmar se o óbito tem relação com intoxicação por metanol.

“A ingestão ocorreu na segunda-feira (10). Na terça-feira (11) o homem apresentou sintomas compatíveis com intoxicação, como vômito e visão turva. Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, devido ao agravamento do quadro, transferido para o Hospital Universitário (HU), onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, detalha a nota da prefeitura.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Com as últimas notificações, o estado acumula agora 110 registros: 105 em Pernambuco e cinco em outras unidades da federação, São Paulo (2), Paraíba (1), Alagoas (1) e Bahia (1).

Situação atual dos pacientes em Pernambuco, segundo a SES-PE

  • 12 internados (cinco descartados);
  • 57 altas (dois confirmados e 54 descartados);
  • 21 óbitos (três confirmados e 13 descartados);
  • 15 evadiram-se (15 descartados).