augusto-cesar-e1370114621520-300x215Preocupado com o aumento da violência em Serra Talhada,  o deputado Augusto César, do PTB, pediu ao governador Eduardo Campos para unir esforços em torno do problema. Nessa quinta-feira (20 ), o parlamentar informou que, de sábado passado até a última quarta-feira (19), ocorreram três homicídios no município.

Ele lembrou que, quando foi prefeito de Serra Talhada, em 1992, recebeu a cidade com altos índices de violência. O deputado destacou o cuidado que teve de fazer um levantamento junto ao cartório, mostrando o número de 300 homicídios ocorridos no ano anterior. Segundo Augusto César, na época foi realizada uma força tarefa unindo juízes, promotores, prefeito e demais órgãos competentes. A mobilização conseguiu reduzir o índice para 20 homicídios ao ano.

O petebista alertou, ainda, para a necessidade do Governo, junto à Secretaria de Defesa Social, enviar reforço policial para a cidade, a fim de reduzir o número de assaltos aos bancos e aos moradores. Ele defendeu a união entre Tribunal de Justiça, Ministério Público de Pernambuco e Governo para reduzir a criminalidade em Serra Talhada.

Em resposta, o líder do Governo na Casa, deputado Waldemar Borges, do PSB, informou que os números mostram queda da violência no Estado, nos últimos sete anos. Segundo o parlamentar, o Sertão pernambucano é a região que apresenta maior redução de ocorrências.

ATO PÚBLICO

Mas o debate em torno do aumento da criminalidade na Capital do Xaxado não está limitado aos parlamentares. Nesta sexta-feira (21), haverá uma passeata de protesto que deve percorrer as principais ruas de Serra Talhada. A concentração está marcada para as 16 horas, em frente a Escola Manoel Pereira Lins. Os organizadores prometem dar um grito pela paz e protestar contra a violência que vem atingindo também a juventude. Somente este ano, sete pessoas foram assassinadas em Serra Talhada. O número é 30% maior que o mesmo período do ano passado.

( Com informações da Alepe )