
Nos próximos dias, a cidade de Serra Talhada vivenciará mais uma edição da tradicional e aguardada Festa de Setembro.
reportagem do Farol de Notícias esteve nas ruas do centro da cidade, nesta quarta-feira (13), para conversar com a população sobre as expectativas para este ano e saber quais as memórias afetivas que carregam deste período festivo na Capital do Xaxado.
Para os entrevistados há muitas lembranças do polo nacional, do polo cultural, das visitações aos parques e barracas, que dividiam espaço entre as praças Barão do Pajeú e Sérgio Magalhães. Hoje em dia, a festa expandiu, ganhou novos espaços e formato e divide opiniões da população.
Assista às entrevistas
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
FALA POVO – VIVÊNCIAS FESTA DE SETEMBRO
“A última Festa de Setembro que vim, foi a de Pablo e foi boa. Eu lembro de já ter desfilado também e foi muito bom. A festa aqui de Serra é tradição e não pode faltar não, é bastante aguardada e este ano eu venho de novo”, contou a jovem Cícera Lins.
“A Festa de Setembro é boa, é ótima. Eu já participei e inclusive já trabalhei de moto taxi durante o período da festa. Geralmente vem muitas bandas boas e vamos aguardar pelas atrações deste ano, mas vai ser boa também”, enfatizou seu João.
“Eu amo Serra Talhada e a Festa de Setembro tem tudo para ser de bom e de melhor. Vamos aguardar e eu espero que todo mundo goste eesteja empolgado como eu estou, atualizando meus contatos aqui e seremos felizes nessa Festa de Setembro. Nossa Senhora da Penha, a padroeira de Serra Talhada, que Deus abençoe a todos! Eu gostava mais de andar nas barracas, eu andava com a minha prima. Na festa de setembro tem muito ousado e tem muita gente pegando o celular, mas é só ter cuidado e se orientar, porque eu estou com 65 anos, nunca levaram nada meu em festa e nada”, declarou Dona Zilda Nogueira.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“Eu sou pai de Luizinho de Serra sou radialista, trabalho na Voz Sertão, toco sanfona, me inspirei em Luiz Gonzaga, me inspirei em Luiz Gonzaga, e já toquei muito por aí e inclusive na Festa de Setembro. Eu tenho 50 anos de profissão, tenho DVD gravado, sou filho de Carnaíba, da terra de Zé Dantas. Eu me inspirei em Luiz Gonzaga, Zé Dantas foi o compositor que mais fez. Já toquei muito aqui na festa de setembro, mas eu tocava ali, que aqui eram os grandes, e os pequenos tocavam ali embaixo, mas hoje em dia, não toco mas não”, comentou o senhor José Caiçara.
“Eu tenho 42 anos e eu lembro muito bem quando a festa de setembro era aqui na praça Sérgio Magalhães. Era uma festa familiar, naquele tempo a gente saía pra se divertir. Hoje as festas estão um pouco diferentes, tanto em termos musical e em termos de consciência da população. Hoje muitos vão pra festa não pra curtir, mas já com outras intenções e a parte que eu me recordo, que eu gosto mais, era a parte cultural que tem. E uma coisa que o poder público poderia investir pesado era nos artistas locais porque Serra Talhada é um balaio cheio de artistas muito bons, de poetas, então deveria ter uma noite da poesia, uma noite mais agradável para população”, analisou Alex Silva, complementando:
“Na praça Sérgio Magalhães, a parte cultural deveria ser mais investida e ter uma visão com outros olhos porque você não vê confusão, você não vê briga Então ao invés de estar gastando milhões e valores absurdos com atrações que vêm de fora, para fazer duas horas de show, dava para fazer uma senhora Festa de Setembro, em homenagem a Padroeira com artistas locais e aqui do Pajeú. Naquele tempo, era um pouco de transtorno mas hoje, eu vejo que era um transtorno bom porque as ruas ficavam interditadas, por conta da festa, a tradição. Você passava, você via as barracas, o movimento era todo aqui na rua 15, aí a festa foi se minimizando foi se dividindo, o público fica dividido em um lado, em outro. Então a cidade tem uma estrutura boa, tem um espaço maior mas quando era aqui na praça Sérgio Magalhães, era mais bonita a festa.”
2 comentários em Na expectativa, população relembra boas vivências da Festa de Setembro