fórumFoto: Alejandro García/Farol

Colaborou Emmanuelle Silva (Do Farol)

Cerca de 30 servidores que atuam no fórum de Serra Talhada paralisaram as atividades aderindo a um movimento deflagrado em todo o Estado nesta quarta-feira (11). O protesto conta com a adesão de todos os servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco e terá duração de dois dias. Em conversa com o FAROL, o oficial de Justiça, Thiago Mendes, explica que a paralisação é uma iniciativa do sindicato da categoria, o SindJud, e tem como objetivo a implantação imediata do projeto de progressão funcional da classe.

Em Pernambuco, cerca de 8 mil servidores aderiram ao movimento. Em Serra Talhada, nestes dois dias, irão funcionar apenas os serviços considerados urgentes e inadiáveis como liminares e cautelares referentes à saúde, alimentos e réus presos. Durante a paralisação, os servidores irão permanecer em frente ao fórum dialogando com a população e esclarecendo as razões do protesto. Indignados com a alta carga de trabalho e a falta de valorização, a categoria diz que está de “luto”.

“A reivindicação é de toda a classe de servidores, desde os auxiliares, aos técnicos até os assessores de juízes. O motivo principal é a valorização da carreira prometida desde o ano passado pelo presidente do Tribunal de Justiça e até agora o nosso plano de cargos e carreiras não foi efetivado. O salário base de Pernambuco é o pior do Brasil em termos de servidores de tribunais de Justiça. Estamos de luto devido a ausência de valorização do nosso trabalho”, alertou Thiago Mendes.

“Os servidores de tribunas em PE ganham o menor salário do Brasil”, diz Thiago Mendes

DSC_0303

DSC_0298