O deputado estadual Sebastião Oliveira (PR) acredita que não há motivos para o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), comemorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Governo Federal. De acordo com o deputado republicano, além da capital do xaxado pontuar na última colocação no Sertão do Pajeú, caiu 24 pontos no ranking estadual.
“Enquanto Pernambuco deu um salto da 16ª colocação para o 4º lugar, Serra Talhada fez um caminho inverso. Caiu da 37ª posição para 61º. Este Ideb é vergonhoso e como filho de Serra Talhada fico envergonhado porque não era isso que eu sonhava para a minha terra”, disse Sebastião Oliveira, durante conversa com o FAROL nessa quarta-feira (10).
Em tom de preocupação, Sebastião Oliveira aproveitou para lembrar das eleições 2012, quando disputou a Prefeitura com o petista Luciano Duque.
“Eu alertava sobre este risco, mas o PT preferiu jogar a categoria dos professores contra mim. Mas eu apontei se não houvesse investimentos na educação, como por exemplo, o surgimento de escolas de referência, melhor salários aos professores, além de outros pontos, isto poderia acontecer. Infelizmente, o que falei lá atrás está se concretizando”.
MAIS RISCOS PARA O FUTURO
Ainda durante a entrevista, Sebastião Oliveira declarou que se não houver mudanças drásticas nos próximos resultados, Serra Talhada vai amargar grandes prejuízos.
“Vou dar apenas um exemplo: Com a ajuda do deputado Inocêncio Oliveira e do ex-governador Eduardo Campos, transformamos a nossa cidade num polo educacional. Com este Ideb, as vagas para a nossa Faculdade de Medicina vão ficar com os estudantes de fora, porque os filhos da terra estão em desvantagem de competição”, lamentou ‘Sebá’, arrematando: “Está na hora da população começar a cobrar, pois isto não é culpa dos professores. A culpa é do maestro… é do gestor”.
31 comentários em Ideb: Sebastião diz ter vergonha do resultado e aponta queda de ST no ranking em PE