
Do Metrópoles
Abrir um dos armários da cozinha e se deparar com recipientes em que há hortelã e erva-doce. Ambas as plantas são utilizadas separadamente no preparo de chás, mas já pensou em uni-las em uma mesma infusão? De acordo com a nutricionista Isabella Vorccaro, a bebida à base das duas ervas oferece um leque de benefícios para a saúde, principalmente com relação ao trato gastrointestinal.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A especialista explica que o chá de hortelã com erva-doce é recomendado para quem enfrenta inchaço, gases, desconfortos digestivos e tensão pré-menstrual, a famosa TPM. A seguir, Isabella ensina como preparar a infusão:
1 punhado de folhas frescas de hortelã
1 colher de chá de sementes de erva-doce
250 ml de água quente
A nutricionista salienta que os ingredientes devem ser adicionados à agua quente “não fervente”. Em seguida, tampe e deixe em infusão entre sete a 10 minutos. Ao término do período, coe e consuma o chá.
Quanto aos benefícios desse chá, a especialista detalha que a hortelã dispõe de mentol, ativo capaz de relaxar a musculatura do trato gastrointestinal. Já a erva-doce é carminativa, ou seja, ajuda a reduzir gases e cólicas. “Juntas, as ervas aliviam desconfortos abdominais e promovem o alívio dos sintomas da TPM”, sustenta.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Chás
Isabella Vorccaro ressalta: “Os chás, além de acessíveis, são formas suaves, porém poderosas de incluir terapias integrativas no dia a dia“. Na avaliação da nutricionista, incluir uma infusão na rotina diária “pode ser um ritual de autocuidado com efeitos profundos no corpo, mente e espírito.”
Na hora do preparo da bebida, ela aconselha colocar “intenção, presença e consciência”. Ela orienta: “Transforme sua cozinha em um espaço para cura. Escolha seu chá. Sirva com presença. E permita-se sentir os efeitos da simplicidade inteligente da natureza.”