O que é verdade e falso nas falas de MaríliaDo Blog de Jamildo

 

Nesta quinta-feira (20), as candidatas ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB) participaram do debate promovido pela Rádio Jornal.

O Confere.ai reuniu cinco afirmações da candidata Marília Arraes para checar a veracidade das informações. As definições podem variar entre ‘verdadeira’, ‘falsa’ ou ‘enganosa’.

 

Crianças receberam merenda com larvas em Caruaru (Verdadeiro)

Em fevereiro de 2019, mães de alunos relataram que foram encontradas larvas na merenda do Colégio Municipal Álvaro Lins, em Caruaru. A suspeita é de que o animal tenha aparecido nos alimentos por conta da má preservação.

O mesmo problema foi observado em 2018, quando insetos foram encontrados nos alimentos, além de feijão fora do prazo de validade e carnes que seriam reaproveitadas no ano seguinte.

 

Aeroporto de Caruaru não recebe voos à noite (Verdadeiro)

O Aeroporto Oscar Laranjeira, localizado em Caruaru, foi reaberto no final de abril de 2019 após passar sete meses sem operar por conta de problemas estruturais.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou apenas atividades de aviões comerciais de pequeno porte durante o dia, uma vez que a iluminação do local está comprometida.

Os postes e refletores presentes no local não funcionam pois tiveram suas lâmpadas roubadas ou quebradas por vândalos.

Em setembro deste ano, o Diário Oficial do Estado de Pernambuco divulgou que irá investir mais de R$ 2 milhões para instalação de balizamento noturno, que se trata de uma iluminação específica para guiar os pilotos à noite. O prazo de execução das obras é de 180 dias.

 

Caruaru possui 137 escolas, mas 70 não possuem refeitório (Enganoso)

De acordo com dados de 2022 do Educa Mais Brasil, o município de Caruaru possui 195 escolas. Destas, 159 são da Rede Municipal de Ensino, duas são do Governo do estado, uma do Governo Federal e 33 são da rede privada.

O Confere.ai consultou o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e não encontrou os dados trazidos pela candidata Marília Arraes a respeito do número de escolas sem refeitório.

 

Raquel Lyra foi investigada por irregularidades na compra de merenda escolar (Verdadeiro)

No ano de 2017, o Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação em cima de contratos fechados com empresas para o fornecimento de merenda para a Rede Municipal de Ensino de Caruaru.

De acordo com um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), duas empresas se revezavam na participação da titularidade e do certame dos contratos com a cidade.

As investigações apontavam uma possível irregularidade na contratação das empresas que foi feita sem licitação.

Na época, a prefeitura informou através de uma nota que os processos de dispensa de licitação tramitaram sem irregularidades e que não tinha como saber se as empresas estavam ligadas uma à outra.

 

Raquel Lyra demorou quase três meses para entregar kit merenda para cada criança (Verdadeiro)

Em julho de 2020, durante a gestão de Raquel Lyra, a Prefeitura de Caruaru publicou um decreto para determinar a entrega de um kit alimentar por aluno cadastrado na rede pública de ensino.

A distribuição ocorreu durante a suspensão das aulas por conta da pandemia de covid-19.

A decisão foi tomada após uma liminar da Justiça, em ação civil ajuizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Segundo o tribunal, esta ação se trata de um direito previsto pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O decreto feito pela Prefeitura de Caruaru propunha um kit alimentar por aluno e previa que as famílias com duas ou mais crianças receberiam somente dois kits.