OAB-PE lança cartilha “Contra o golpe do falso advogado” - Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com o aumento no número de casos envolvendo fraudes com o nome de advogados e escritórios de advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) lança a cartilha “Contra o golpe do falso advogado”. A iniciativa é realizada em parceria com a Diretoria de Prerrogativas com a Ouvidoria e a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE. A cartilha está disponível no site da OAB-PE e será amplamente divulgada nas redes sociais da Ordem.

“Esse é um problema que macula o exercício profissional e traz enormes prejuízos econômicos à sociedade. Além dos nossos canais de denúncias, lançamos a cartilha para informar, orientar e proteger tanto os advogados e advogadas quanto os cidadãos e cidadãs que buscam serviços jurídicos de boa-fé. Nesta publicação, reunimos informações detalhadas sobre como o golpe funciona, como preveni-lo e, principalmente, como reagir caso ele ocorra”, enfatizou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O diretor de Prerrogativas, Yuri Herculano, destacou a importância de alertar a população sobre o golpe. “A OAB-PE elaborou, com apoio técnico da Ouvidoria e da Comissão de Prerrogativas, um conjunto de medidas práticas que podem ser incorporadas à rotina profissional com facilidade. Dentre elas, destacamos a importância de inserir cláusulas de prevenção a fraudes em contratos, informar clientes sobre os canais oficiais da advocacia, desconfiar de abordagens feitas somente por WhatsApp, e reforçar sempre que os atendimentos jurídicos devem ser formalizados com documentos adequados”, explicou.

“Nosso papel institucional é acolher, escutar e encaminhar essas denúncias de forma responsável. Sabemos que a exposição pode gerar medo ou constrangimento, mas reforçamos que a Ouvidoria é um canal seguro, ético e sigiloso. É por meio do relato de cada caso que conseguimos mapear as táticas utilizadas pelos golpistas e fortalecer as ações de prevenção e combate”, asseverou a ouvidora-geral da OAB-PE, Renata Berenguer.

“Diante desse cenário, a OAB-PE, por meio da CDAP, intensificou seus esforços na fiscalização e no apoio às vítimas, colaborando com autoridades competentes na identificação e punição dos responsáveis. Também estamos comprometidos com ações educativas e preventivas, como esta cartilha, que orienta a população sobre como identificar e evitar esse tipo de golpe” explicou a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE, Tássia Perrucci.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Outras ações – Além da cartilha, a OAB-PE também criou um canal exclusivo para denúncias de golpes. Pelo e-mail [email protected], advogados e advogadas podem juntar provas e encaminhá-las. Esse material é entregue diretamente à polícia.

A seccional pernambucana da Ordem também aderiu à campanha do Conselho Federal da OAB (CFOAB) que prevê a orientação da população, a prevenção de novas vítimas e a disponibilização de ferramentas práticas, como a plataforma digital ConfirmADV – um site que permite verificar a identidade de advogados de forma rápida e segura.