
Nos dias 02 e 03 de outubro será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), o I Congresso de Direito Médico e da Saúde. O evento inédito vai reunir especialistas do Direito, profissionais da saúde, gestores hospitalares e representantes de instituições estratégicas para debater um dos temas mais urgentes da atualidade: a responsabilidade civil do médico em um cenário de crescente judicialização da saúde.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
Organizado pela Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-PE, com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), o congresso abordará temas fundamentais, com ênfase na qualificação técnica, na atualização jurisprudencial e doutrinária, e na discussão de casos complexos que desafiam a prática diária. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site da ESA-PE.
“Promover debates e ações que impactem positivamente nossa sociedade faz parte das atribuições das nossas comissões. E o Recife, como um importante pólo médico-hospitalar do Brasil, merece um congresso com este que será promovido pela Comissão de Direito Médico e da Saúde, junto com a ESA-PE”, destacou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.
O presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-PE ressaltou que o congresso terá como fio condutor a responsabilidade civil do médico, desdobrada em diferentes eixos temáticos. “O evento será voltado para atualização técnico-científica, networking qualificado e debate de alto nível entre direito, medicina e saúde”, frisou.
Programação – A mesa de abertura oficial do evento, programada para às 18h30 do dia 02 de outubro, será formada pelos diretores da OAB-PE; da Comissão de Direito Médico e da Saúde; da ESA-PE; além de representantes do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe); e do Sindicato de Hospítais (SindHospe).
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Na sequência, será realizada a palestra magna “A Judicialização da Saúde e os Novos Paradigmas da Responsabilidade Médica no Brasil”, proferida pelo desembargador Stênio Neiva, Coordenador do Comitê Estadual de Saúde do TJPE.
Já no dia 03 de outubro, a programação terá início às 9h, e contará com seis painéis temáticos, abordando desde genômica e proteção de dados em saúde, perícias médicas e publicidade nas redes sociais, até fraudes hospitalares, perícias, prontuário eletrônico e impactos institucionais da judicialização.
Programação completa no site da ESA-PE.