
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promoveu, nesta sexta (7) e sábado (8), o II Colégio de Presidentes das subseções. Foram dois dias de debates, planejamento e integração, reunindo dirigentes de todo o Estado. O encontro teve início na Plenária da OAB-PE, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, e seguiu no Kastel Manibu Hotel, na Zona Sul da cidade. Na condução dos trabalhos, a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella
Durante o evento, foram discutidas pautas voltadas ao fortalecimento institucional, infraestrutura e acessibilidade para a advocacia; a implementação de um modelo eficiente de advocacia dativa; a ampliação da capacitação profissional em todo o Estado; ajustes na política financeira interna da OAB-PE; além da busca por celeridade processual, justiça social, regras de publicidade da advocacia e ações de diálogo e articulação com os órgãos públicos e o Judiciário.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Além da presidente Ingrid Zanella, compuseram as mesas nesses dois dias de atividades, a vice-presidente, Schamkypou Bezerra; o secretário-geral e o secretário-geral adjunto, Max Maciel e Cláudio Ferreira, respectivamente; a diretora tesoureira, Manoela Alves; o diretor de Prerrogativas, Yuri Herculano; o diretor de Interiorização, Darlyson Torres; e o diretor especial de Assuntos Legislativos e Direito Municipal, Tomás Alencar.
Participaram, ainda, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Pedro Silveira; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), Carlos Barros; e o corregedor-geral da OAB-PE, Saulo Amazonas. Os conselheiros federais Shynaide Mafra, Frederico Duarte e Laudicéia Rocha também prestigiaram o encontro, assim como os ex-presidentes da OAB-PE, Jorge Neves e Bruno Baptista.
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, destacou que o Colégio é um espaço essencial de escuta e cooperação entre as subseções e a diretoria. “É por meio desse diálogo que construímos soluções e fortalecemos nossa instituição. A OAB Pernambuco é uma só, e o nosso compromisso é seguir trabalhando de forma integrada, garantindo representatividade e acolhimento à advocacia de todas as regiões do Estado”.
A vice-presidente, Schamkypou Bezerra, ressaltou que a construção de uma advocacia forte passa pelo diálogo permanente. “A cada encontro reafirmamos que o fortalecimento da advocacia nasce da escuta. As demandas das subseções são o que orienta a atuação da nossa gestão e direciona as prioridades da instituição”.
Para o secretário-geral, Max Maciel, o II Colégio de Presidentes reafirma o compromisso da OAB-PE com uma atuação colaborativa e transparente. “É um momento de avaliar o que já foi executado e planejar os próximos passos com eficiência. Quando trabalhamos de forma coordenada, entregamos mais à advocacia e à sociedade pernambucana”.
O secretário-geral adjunto, Cláudio Ferreira, enfatizou o espírito de união e integração que marcou o encontro. “O Colégio é um espaço de aproximação e construção coletiva. Estamos juntos para fortalecer o trabalho da Ordem, em todas as frentes, sob a liderança firme e comprometida da presidente Ingrid Zanella”.
A diretora tesoureira, Manoela Alves, reforçou o cuidado da gestão com a sustentabilidade financeira das subseções. “A boa administração dos recursos é uma forma de valorizar a advocacia. Nosso compromisso é garantir estrutura e suporte para que cada subseção exerça suas funções com autonomia e eficiência”.
O diretor de Interiorização, Darlyson Torres, destacou que a escuta das lideranças regionais é fundamental para o avanço da advocacia. “Cada subseção tem suas particularidades, e é ouvindo essas realidades que conseguimos construir uma OAB mais presente e resolutiva em todo o Estado”.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
O diretor de Prerrogativas, Yuri Herculano, reforçou que o respeito ao exercício profissional é um dos pilares da gestão. “Defender as prerrogativas é defender a advocacia. Seguimos atentos às necessidades da classe e firmes no propósito de garantir condições dignas de trabalho em todo o Estado”.
Já o diretor especial de Assuntos Legislativos e Direito Municipal, Tomás Alencar, pontuou que a articulação institucional fortalece a atuação da Ordem. “O diálogo com as subseções amplia nossa capacidade de incidência legislativa e de defesa institucional. Quando unimos vozes, avançamos de forma mais representativa e efetiva”.
O II Colégio de Presidentes da OAB-PE reafirmou o compromisso da instituição com a escuta ativa, o planejamento coletivo e a defesa intransigente da advocacia pernambucana — do Cais ao Sertão.