OAB quer urgência sobre risco de estouro em STImagens de arquivo do Farol da barragem Cachoeira 2, em Serra Talhada

Publicado às 17h33 desta quarta-feira (30)

O presidente da OAB-Subseccional Serra Talhada, Allan Pereira Sá, anunciou nesta quarta-feira (30) que a instituição irá cobrar explicações urgentes sobre o estado das barragens que abastecem a Capital do Xaxado.

Em entrevista ao Farol, por telefone, ele demonstrou preocupação diante o relatório alarmante divulgado nesta quarta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O documento dá conta de que 63 barragens estão em perigo de rompimento em Pernambuco, dentre elas, os mananciais do Jazigo, Cachoeira 2 (foto) e Açude Saco.

OAB quer urgência sobre risco de estouro em ST
Presidente da OAB-ST, Allan Pereira Sá

“Como tais reservatórios são próximos de áreas densamente povoadas, além da prevenção de eventuais danos ao meio ambiente, iremos solicitar explicações técnicas sobre a real situação das barragens aos órgãos competentes, como Dnocs, Compesa e Secretaria Estadual Infraestrutura e Recursos Hídricos, com a máxima urgência”, disse Allan Pereira.

“A OAB Serra Talhada vê com muita preocupação a informação que foi veiculada na impressa regional e local, o fato de algumas barragens de Serra Talhada, São José do Belmonte e região estarem apontadas como de risco de rompimento”, completou.

O presidente garantiu que irá oficializar a cobrança ainda nesta quarta.