Obras do trecho de PE devem ser concluídas somente em 2029 - Foto: Marcio Ferreira/MT
Foto: Marcio Ferreira/MT

Com informções do Diário de Pernambuco

Apenas 38% da extensão do trecho pernambucano da Transnordestina, entre Salgueiro e Suape, foi concluída pela TLSA (Transnordestina Logística S/A). O dado foi reforçado nesta quarta-feira (2) pela Infra S.A., estatal responsável pela obra, durante o evento “Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco”, realizado na sede da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), no Recife. A previsão é que a ferrovia seja finalizada até 2029.

Em apresentação remota, André Luis Ludolfo, representante da Infra S.A., explicou que os trechos já concluídos (SPS 1, 2 e 3) somam 544 km, correspondendo a 38% do total. O SPS 1 (Salgueiro a São José do Belmonte) tem 65 km; o SPS 2 (até Serra Talhada), 54 km; e o SPS 3 (até Custódia), 60 km.

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Para destravar as obras, a Infra S.A. licitará ainda no segundo semestre de 2025 dois novos lotes: o SPS 4 (Custódia a Arcoverde, com 73 km) e o SPS 7 (Cachoeirinha a Belém de Maria, com 53 km). O investimento total no trecho Salgueiro-Suape deve ultrapassar R$ 3,5 bilhões.

O secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, destacou que o maior desafio é viabilizar a nova concessão. “A ideia do governo é implantar por meio de aporte de obra pública, até o limite em que a gente possa atrair um concessionário privado para poder financiar e acelerar essa agenda, como estamos fazendo também com o trecho Pecém. A mesma estratégia de financiamento via fundos constitucionais, fundos de desenvolvimento, benefícios, incentivos e outros mecanismos de estímulo vão estar disponíveis também para essa nova modelagem”, afirmou.

O presidente da Sudene, Danilo Cabral, reforçou que o objetivo é retomar o diálogo para garantir a conclusão da obra, considerada prioridade no governo Lula. “A gente sabe que esse trecho de Pernambuco, lá atrás, foi extraído do processo original da concessão, mas tão logo que o presidente assumiu o governo houve a decisão de retomada para que a gente pudesse fazer a execução integral da Transnordestina”, disse.

O evento também contou com as presenças do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; do deputado estadual João Paulo (PT); da economista Tânia Bacelar; e de Rodrigo Aguiar, representando o BNDES.

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Histórico

Em Pernambuco, a TLSA, controlada pela CSN, foi responsável pela construção do trecho entre Salgueiro e Suape. Após consumir R$ 6,2 bilhões e concluir apenas 181 km, a empresa alegou inviabilidade financeira e pediu a exclusão do ramal em 2022, mantendo apenas as obras até o Porto de Pecém (CE).

O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou a exclusão, e o contrato foi alterado na gestão Jair Bolsonaro (PL). A decisão gerou repercussão política, e, no governo Lula, o trecho pernambucano foi reinserido no projeto. As obras, iniciadas em 2006, estão paralisadas desde 2016.