Do Diario de Pernambuco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou nesta quinta-feira (1º) a “inaceitável” lentidão da vacinação contra a Covid-19 na Europa, que enfrenta a situação epidêmica “mais preocupante em meses”.
“o ritmo lento da vacinação prolonga a pandemia”, lamentou o braço europeu desta organização das Nações Unidas, ressaltando que o número de novos casos na Europa aumentou fortemente nas últimas cinco semanas.
“As vacinas são a nossa melhor saída para a pandemia. Não apenas funcionam, mas também são muito eficazes para limitar as infecções. No entanto, a aplicação dessas vacinas é inaceitavelmente lenta”, disse o diretor da OMS para a Europa, Hans Kluge, citado em um comunicado de imprensa.
Até o momento, mais de 152 milhões de doses foram injetadas na zona Europa da OMS, ou seja, um quarto (25,5%) das doses administradas em todo mundo, enquanto esta zona, de cerca de 50 países – incluindo Rússia e vários Estados da Ásia Central -, abriga apenas 12% da população mundial.
Em média, 0,31% da população da zona recebe uma dose por dia. Ainda que esta taxa seja quase o dobro da do restante do mundo (0,18%), é significativamente menor que a da zona Estados (0,82%).
“Deixe-me ser claro: precisamos acelerar o processo, aumentando a produção, reduzindo as barreiras e usando todas as doses que tivermos em estoque”, frisou Kluge.
“Atualmente, a situação regional é a mais preocupante que observamos em vários meses”, queixou-se.
Na zona Europa da OMS, o número de novas mortes ultrapassou 24.000 na semana passada e está “rapidamente” se aproximando da marca de um milhão, segundo a organização.
O número de novos casos semanais chegou a 1,6 milhão, enquanto havia caído para menos de um milhão há apenas cinco semanas, aponta a OMS.
2 comentários em OMS considera ‘inaceitável’ lentidão de vacinação na Europa