Por Machado Freire, jornalista da Folha do Sertão
“Caro FAROL. Interessante lembrar o caso Vilmar Gaia. Fui o primeiro repórter a noticiar este caso que ainda hoje repercute, como mostra o teu portal. Eu trabalhava no Diário de Pernambuco e me dirigia, de ônibus, do Recife para cobrir um grande encontro de vereadores na cidade de Petrolina.
Bem próximo de chegar a Serra Talhada, uma pessoa me falou que “um pistoleiro que já havia assassinado mais de 20 pessoas tinha sido preso na antiga Vila Bella”. Como o encontro de Petrolina só iria acontecer dentro de mais um dia, não tive dúvida e desci do ônibus em plena madrugada.
No dia seguinte eu mandei a matéria sobre a prisão de Vilmar que, para mim, não tem nada a ver com Lampião. Ele foi, sim, vítima do sistema que imperava naquele tempo de uma ditadura onde um tenente chegou a Serra Talhada e pintou o sete. A família do ex-soldado Nunes disse que sofreu horrores. O hoje ex-major queria a toda força que os “santos pagassem pelos pecadores”.
Conheci a mulher de Vilmar, uma pessoa tratável e compreensiva . Surgiu uma história que carece de uma boa avaliação. Que o grupo João Santos teria ‘adotado’ Vilmar colocando-o como segurança. Desejo a Vilmar Gaia e toda sua família – que foi seriamente prejudicada – tudo de bom que os céus possam lhe proporcionar. E aos serratalhadenses, que não esqueçam jamais as atrocidades que aconteceram nas terras da Vila Bella por um militar truculento e que hoje paga pelo erro de pensar que ‘o mundo era seu ‘ e que não existia ninguém à sua frente”.
Com um abraço de Machado Freire
10 comentários em PRIMEIRO jornalista a escrever sobre Vilmar Gaia entra em contato com o FAROL