OPINIÃO: 'Que a tragédia em ST sirva para alertar autoridades e o povo em geral'

Por Val Simões, serra-talhadense atenta as notícias da cidade

Foto: Farol de Notícias

Hoje fiquei sabendo através de grupos de Whatsapp sobre mais uma tragédia, anunciada, acontecida em Serra Talhada. Sou da cidade e desde que me entendo por gente, sempre vi a cena: crianças da zona rural indo para a escola na cidade de carro “pau-de-arara”, moradores da zona rural que fazem suas compras, resolvem seus negócios na cidade vão e voltam no mesmo tipo de veículo diariamente. Mas nessa (quarta, 25) a cena foi diferente. A vida de um jovem se foi, tem um pai chorando uma hora dessas, uma mãe que esperava seu filho para jantar, e ele não voltou.

É sabido por todos a ilegalidade desse tipo de veículo para transportar pessoas. Independente de ser contratado por terceiros ou particular, caminhão transporta carga, bicho, não seres humanos! Mas quem se importa? Na maioria das vezes a situação é a seguinte: “fulano de tal” tem um caminhão “pau-de-arara legalizado” que pode levar os alunos para a escola. Faz medo não pessoal, fulano dirige bem! (Ouvi muito essa frase). E as prefeituras, muitas vezes as contratantes, geralmente pagam bem, viu! Mas, quanto vale uma vida mesmo?

Conhecem ainda mais as necessidades do povo, da zona rural principalmente, que por falta de recursos muitos não têm outra alternativa para se locomover senão o famigerado “pau-de-arara”, seja pra ir em busca do conhecimento nas escolas, ou para resolver seus negócios. Fato é que sem opção, sujeitam-se a esse tipo de transporte pondo em perigo o que eles tem de mais precioso: a vida.

Ver a imagem do pai chorando agarrado ao seu filho morto foi forte, me despertou tristeza e ira. Tudo isso poderia ter sido evitado se o poder público em geral fiscalizasse o transporte escolar, se a população exigisse dos órgãos responsáveis o mínimo de dignidade e segurança para esses jovens que estão a procura de um futuro decente, se as verbas destinadas a educação fossem aplicada para tal fim, enfim. Ah! Mas foi o pneu que estourou! Sim, mas se fosse carga ou bicho seria só um pneu estourado e prejuízo financeiro. Estamos falando de vidas!

Hoje uma família chora a perda de um ente querido, poderia ter sido duas famílias, três, quatro… Fica aqui a minha indignação e vergonha. Que a tragédia ocorrida na 4ª feira sirva para alertar as autoridades e o povo em geral. Não podemos trazer a vida do garoto que faleceu de volta, mas podemos cuidar e fazer alguma coisa para preservar as que ficam.

Que essa morte não sejam em vão! A família, os meus sentimentos. Que Deus conforte os seus corações.