Por Domingos Sales Ribeiro de Serra Talhada
Serra Talhada é descrita como uma cidade onde o crime e a violência aumentaram significativamente. Os índices de homicídios preocupam não só a população, mas aos políticos, a imprensa e a própria polícia local .
A criminalidade cada vez mais alta com as mortes causadas por balas e confrontos em brigas. Olhando para os índices da criminalidade, dá-se a impressão de que a cidade está em um ”estado de guerra”.
As autoridades procuram entender justificando que a situação está dentro do limite. A Polícia Militar define um combate duro e direto entre os policiais e criminosos, onde há esforço para aplicação da lei no combate aos crimes. Com esse aumento crescente da violência a população perdeu a confiança na nossa polícia.
O difícil é medir o trabalho da polícia diante desses altos índices de homicídios. Existe algum planejamento a partir desses índices ? Serra Talhada está marcada por “violência descontrolada”? Queremos saber se realmente há alguma política de combate a este verdadeiro genocídio.
Diante destes genocídios, a população está reclusa em suas residências, a sociedade serra-talhadense está com medo, em pânico; parece tragédia anunciada, além de autoridades omissas. Isso comprova que o número de policiais civis e militares na cidade está pequeno, também é preciso fazer com que a Polícia Civil tenha mais condições para investigar do que fazer Boletim de Ocorrência.
É bom lembrar que nesta violência urbana os mais envolvidos são os jovens e também é preciso reconhecer que estes são, ao mesmo tempo, agentes e vítimas da própria violência . A vida perdeu seu sentido, justiça é realizada pelos homens com suas próprias mãos. É urgente uma profunda reforma política e social dentro da nossa sociedade, resgatando os valores esquecidos.
9 comentários em Opinião: ST encontra-se em estado de guerra e jovens são agentes e vítimas da violência