Farol com informações do G1
O fim definitivo dos telefones públicos brasileiros está próximo. O famoso orelhão foi criado em 1971 pela arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira, e deverá sair totalmente das ruas até 2028. Ainda existem cerca de 38 mil orelhões espalhados pelo Brasil.
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já iniciou a retirada dos aparelhos neste mês de janeiro devido o fim das concessões do serviço de telefonia fixa da Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefonica. Mantendo em funcionamento, provisoriamente, apenas nas cidades que ainda não tem área de telefonia móvel.
Em Serra Talhada, ainda há 4 aparelhos de telefone público. A segunda cidade do Sertão do Pajeú com mais orelhões, na frente está Flores com 6 equipamentos. Em seguida vem Afogados da Ingazeira que ainda possui 2.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Na região do Pajeú todos os telefones públicos ainda instalados são da operadora Oi. A iniciativa tem como contrapartida o investimento em tecnologia de banda larga e telefonia móvel.
Os orelhões que há pelo menos 30 anos eram indispensáveis para a comunicação em todo o mundo, hoje passará a ser peça de museu junto com tecnologias do final do século XX.
ORELHÕES NO SERTÃO DO PAJEÚ
- Afogados da Ingazeira – 2 aparelhos
- Brejinho – 1 aparelho
- Carnaíba – 1 aparelho
- Calumbi – 1 aparelho
- Flores – 6 aparelhos
- Iguaracy – não consta
- Ingazeira – não consta
- Itapetim – não consta
- Tabira – não consta
- Triunfo – não consta
- Tuparetama – 1 aparelho
- Santa Cruz da Baixa Verde – não consta
- Santa Terezinha – 2 aparelhos
- São José do Egito – 2 aparelhos
- Serra Talhada – 4 orelhões
- Quixaba – não consta
- Solidão – 1 aparelho

1 comentário em Fim do orelhão: Serra Talhada ainda tem 4 aparelhos, mas com os dias contados