Pular para o conteúdo

ENTREVISTA

Padre Elton fala sobre legado do Papa Francisco e possível Papa brasileiro

Foto: Arquivo Farol de Notícias
Foto: Arquivo Farol de Notícias

Na madrugada da última segunda-feira (21) a humanidade foi surpreendida com a triste notícia do falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos de idade, após sofrer um AVC, em sua residência, no Vaticano.

Durante uma trajetória de 12 anos como Papa, ele trouxe importantes contribuições para a Igreja Católica, com uma posição ideológica focada no diálogo das religiões, conquistou muitos admiradores pela sua profunda humanidade, simplicidade e um olhar diferenciado para a população menos favorecida.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O argentino Jorge Mário Bergólio, que esteve no Brasil em junho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude deixa um grande legado por promover valores de inclusão, misericórdia e justiça social.

Nesta sexta-feira (25), a reportagem do Farol de Notícias conversou com o Padre Elton Wilson, responsável pela Área pastoral São Francisco de Assis, em Serra Talhada, que trouxe importantes reflexões sobre o falecimento, os legados deixados pelo Papa Francisco e sobre a escolha do substituto do Papa Francisco.

Farol de Notícias: Como a igreja recebeu a notícia do falecimento do Papa Francisco?

Padre Elton: A humanidade estava acompanhando a fragilidade do Papa Francisco, no tacente a sua saúde. Ele passou 40 dias internado, recebeu alta, teve uma pequena melhora, ao ponto de no domingo de páscoa, ir para a praça de São Pedro e dar a benção de Roma para o mundo, para todos os fiéis católicos, a ponto também de dar uma volta no Papa móvel.

A morte do Papa Francisco, causou uma grande comoção entre os padres, bispos, mas também sobre todo o povo de Deus, que tinha e tem uma grande estima por tudo aquilo que ele realizou, pelo seu legado, pelo seu exemplo, de um ser humano admirável. Nós sabemos que temos a morte como certeza, mas muito mais, temos a certeza da ressurreição. A morte não é o fim, mas o começo da vida eterna.

O interessante é que, a vida do Papa Francisco e também a sua morte, foi no tempo da Páscoa. Ele fez a sua passagem nestes dias santos em que nós comemoramos a ressurreição do senhor, para dar mais uma prova que a morte não tem a última palavra e que ele já participa da Glória de Deus com seus santos, aguardando o dia feliz da ressurreição, como todos nóa também aguardamos.

Farol de Notícias: Quais as principais contribuições do Papa Francisco?

Padre Elton: As contribuições do Papa Francisco para a humanidade e para a igreja, são inúmeras. Do ponto de vista eclesial, ele sempre defendeu uma igreja em saída, acolhedora, próximo dos mais pobres e necessitados, em que todos caminham juntos em sinal de simplicidade, de pobreza, de abertura de coração, onde nesta igreja, como ele repetia por três vezes, tem lugar para todos e assim, ele nos deixa este grande presente com relação a igreja.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Em relação a humanidade, ele realmente foi ponte. Sempre defendeu a paz, a casa comum, meio ambiente, ecologia e não foi por acaso que escolheu o nome de Francisco. Ele sempre procurou levar o diálogo para os países em conflito, em guerra, preocupado com a migração, com aqueles que pouco ou nada tinham com a sociedade. Realmente foi alguém que teve compaixão e proximidade dos mais pobres, dos mais necessitados. Então estas contribuições imensas e tantas outras que o Papa deu para a história da igreja e da humanidade, ficarão gravadas nos anais da história.

Farol de Notícias: Há expectativas de termos um Papa brasileiro?

Padre Elton: Falar sobre a expectativa de um Papa brasileiro é um pouco complicado, mas tudo é possível. Primeiro a gente deve entender que a escolha de um novo Papa para a igreja, é por inspiração divina. É o espírito santo de Deus que guia e que orienta a igreja. Para a gente ter uma ideia, no mundo todo, tem mais de 130 cardeais que podem votar e também serem votados.

“No Brasil, este grupo está formado por 7 cardeais, então, o que cabe a nós católicos é rezar, para que o espirito santo ilumine e inspire aqueles que vão ser votados e que vão votar. Que a graça de Deus sempre prevaleça sobre qualquer outro interesse pessoal, político, ou de poder.

“Um grande exemplo de humildade, serviço, despojamento a gente teve agora com o Papa Francisco e com certeza diante deste exemplo tão positivo, isto também vai influenciar na escolha de um novo papa para a igreja. É difícil ter algo mais de precisão a quem será o novo papa mas, os nossos cardeais brasileiros, tanto são candidatos, como também, podem votar em alguém. Que o espírito santo ilumine, como sempre fez ao longo da história”.

1 comentário em Padre Elton fala sobre legado do Papa Francisco e possível Papa brasileiro

ENO
PAPA FRANCISCO "Mas não pode subtrair-se à centralidade dos pobres no Evangelho. E isto não é comunismo, é puro Evangelho! Não é o Papa, mas Jesus, que os coloca no centro, nesse lugar. É uma questão da nossa fé e não pode ser negociada. Se não aceitardes isto, não sois cristãos!" "os pobres são a bandeira do Evangelho e estão no coração de Jesus". Sobre povos da Amazônia "provavelmente, nunca os povos originários estiveram tão ameaçados nos seus territórios como estão agora". Estes exemplos devem ser seguidos e colocados em prática em todas as religiões e igrejas. A exemplo do testemunho que nos oferece o Padre Júlio Lancellotti. Papa Francisco, eu te agradeço por ser o testemunho vivo da palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *