Pagamentos do Pé-de-Meia começaram nesta terça (25); veja quem tem direito - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

A partir desta terça-feira (25), estudantes que participam do programa Pé-de-Meia e concluíram um dos três anos do ensino médio em 2024 começam a receber o incentivo-conclusão de R$ 1 mil. Além disso, aqueles que finalizaram o terceiro ano do ensino médio regular no ano passado e participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 terão um bônus de R$ 200. Os depósitos serão realizados até quinta-feira (27), conforme a série em que o estudante estava matriculado.

O programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC) há um ano, tem como objetivo incentivar a permanência dos jovens na escola, a conclusão do ensino médio e a participação no Enem. No entanto, os novos estudantes que ingressaram no primeiro ano do ensino médio em 2025 não estão incluídos nos pagamentos deste mês.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Como consultar e receber o benefício

Os estudantes podem verificar se estão entre os beneficiários por meio do aplicativo Jornada do Estudante, disponível para smartphones e tablets. O acesso é feito com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante na conta do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. A conta pode ter nível de segurança bronze, o que facilita o acesso.

O Pé-de-Meia é direcionado a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. O MEC ressalta que não é necessário se inscrever no programa, pois os alunos que atendem aos critérios são incluídos automaticamente.

Quem tem direito ao benefício?

Para receber o incentivo, os estudantes devem atender aos seguintes requisitos:

  • Estar matriculado no ensino médio regular da rede pública e ter entre 14 e 24 anos;
  • Ser estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública e ter entre 19 e 24 anos;
  • Fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) desde janeiro de 2024, com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Ter inscrição regular no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para acessar a conta Gov.br;
  • Ter, no mínimo, 80% de frequência escolar no mês.

Os sistemas de ensino estaduais, distritais e municipais, além das instituições federais que oferecem o ensino médio, repassam ao governo federal as informações de matrícula. O governo, por sua vez, cruza esses dados com o CadÚnico para verificar a elegibilidade dos estudantes.

Como funciona a conta de depósito?

Se o estudante for elegível, a Caixa Econômica Federal abre automaticamente uma conta digital em seu nome, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Para os beneficiários menores de 18 anos, é necessário que o responsável legal desbloqueie a conta para movimentação. Esse processo é feito no próprio aplicativo, na seção “Jornada do consentimento”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Mais informações

Os estudantes podem consultar o calendário de pagamentos de 2024, informações sobre a conta e os valores recebidos por meio dos seguintes canais:

  • Aplicativo Jornada do Estudante;
  • Serviço Fale Conosco do MEC, pelo telefone 0800-616161;
  • Aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais Caixa;
  • Portal Cidadão da Caixa.

O calendário de pagamentos para 2025 será divulgado a partir de março, segundo o MEC.