Papa Francisco é hospitalizado para fazer exames e tratar bronquite - Foto: Ashwin Vaswani/Unsplash
Foto: Ashwin Vaswani/Unsplash

Com informações do g1

O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado na manhã desta sexta-feira (14) no Policlinico Agostino Gemelli, em Roma, para realizar exames e dar continuidade ao tratamento de uma bronquite que o acompanha desde o início de fevereiro. A informação foi confirmada pelo Vaticano em um comunicado oficial.

“Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, diz a nota.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O pontífice vem enfrentando dificuldades respiratórias nas últimas semanas, o que o levou a delegar a leitura de seus discursos a assessores durante audiências religiosas. Em três ocasiões recentes, Francisco pediu que um auxiliar lesse seus sermões, citando “dificuldades respiratórias”. Em uma cerimônia nesta semana, o papa foi visto ofegante, o que chamou a atenção de fiéis e da imprensa.

Histórico de saúde do pontífice

Francisco, que teve parte de um dos pulmões removida quando era jovem, já havia sido hospitalizado por três dias em dezembro de 2023 devido a uma bronquite, tratada com antibióticos. Desde então, o papa vem enfrentando uma série de desafios de saúde, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma cirurgia de hérnia. Além disso, ele sofreu acidentes domésticos recentes, como uma queda em janeiro e um incidente em dezembro de 2024, quando apareceu com o queixo roxo.

Apesar dos problemas de saúde, o líder da Igreja Católica mantém uma agenda intensa, com até 10 compromissos em uma única manhã. No final de março de 2024, ele cancelou sua participação na Via-Crúcis do Coliseu de Roma, mas conseguiu celebrar a missa da Páscoa poucos dias depois.

Bronquite e dificuldades recentes

No início de fevereiro, Francisco revelou aos fiéis durante uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, que mais tarde foi diagnosticado como bronquite. Por conta da doença, ele chegou a celebrar audiências em sua residência.

A primeira vez que o papa pediu para um assessor ler seu discurso foi durante uma celebração na última quarta-feira (5). Na ocasião, ele brincou: “Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu”. Em outra oportunidade, Francisco pediu desculpas aos presentes, dizendo: “E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”.

A terceira vez que o pontífice delegou a leitura foi na quarta-feira (12). Ainda não se sabe se ele conseguiu ler integralmente a homília desta sexta-feira (14).

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Hospitalização e estrutura no Gemelli

O Policlinico Agostino Gemelli, onde Francisco está internado, possui um andar especialmente organizado para receber o pontífice, incluindo uma capela. Até o momento, não há previsão de alta, e o Vaticano não divulgou detalhes sobre a duração da internação.