Fotos: Farol de Notícias/Celso Garcia
Publicado às 05h30 desta sexta-feira (10)
Nesta terça-feira (07), o Falando Francamente da TV Farol contou com a presença de Izete Silva, técnica de enfermagem do Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM), em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, e com Francis Herbert, presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE). Eles deram detalhes sobre a paralisação na área da saúde que acontecerá em nível nacional nesta sexta-feira (10). A manifestação será para reivindicar o reajuste do novo piso salarial da categoria aprovado em 2022, pela Lei nº 14.434, para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Uma luta da classe que ainda não foi conquistada na maioria dos estados brasileiros.
“Esse piso da gente acabou sendo um pesadelo, porque ele já foi sancionado. O piso está na constituição, é lei, mas ainda não chegou nos nossos contracheques. Para esse piso virar lei passou por todos os trâmites legais, não ficou devendo nada. Só que, quando a coisa é para o trabalhador, eles tentam barrar, infelizmente. É uma luta de várias décadas. O nosso salário estava uma coisa absurda! Eu tinha vergonha de dizer quanto eu ganhava, porque até outro dia, a gente recebia um salário base de R$ 774,00 reais. Depois dessa pandemia, dessa reviravolta, eles aumentaram 5%. A gente está no direito de correr atrás, porque a gente está correndo atrás de uma coisa que é lei, que já é um direito nosso da categoria”, relatou Izete Silva.
Quais serviços irão funcionar durante a greve da enfermagem
“No dia (10) será greve nacional da enfermagem. A gente vai parar as atividades no estado de Pernambuco em consonância com a Nacional, ou seja, irão funcionar somente os serviços essenciais à saúde: urgência, emergência, bloco cirúrgico, UTI, esses trabalharão com o quantitativo que possa proporcionar segurança à sociedade. O que for de ambulatório, de cirurgias eletivas, Unidade de Saúde da Família, Unidades Básicas, todas irão suspender as atividades da enfermagem para que nós tenhamos a concretização do piso da enfermagem no contracheque, no bolso desses profissionais. Essa greve é por tempo indeterminado”, destacou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.
1 comentário em Paralisação na saúde nesta 6ª; saiba o que vai funcionar em ST