Revista Forum

Pastor faz culto para imunizar CoronavírusO autoproclamado “profeta” Silvio Ribeiro, pastor da igreja Catedral Global do Espírito Santo, virou alvo de investigação policial após promover neste domingo (1º) um culto de imunização contra o coronavírus, em Porto Alegre.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Laura Rodrigues Lopes, o pastor será investigado por um possível charlatanismo, que consiste na “exploração da credulidade pública, anunciando a cura por meio secreto ou infalível”.

Por meio das redes sociais, a população começou a compartilhar cartazes do panfleto que anunciava “O poder de Deus contra o coronavírus”. “Venha porque haverá unção com óleo consagrado no jejum para imunizar contra qualquer epidemia, vírus ou doença.”

Nesta segunda-feira, 2, o Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu dez denúncias sobre as promessas da igreja Catedral Global do Espírito Santo. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Angela Salton Rotunno, falou por meio de um vídeo publicado no Facebook do órgão que, a partir do momento em que o MP tomou conhecimento sobre as supostas promessas de cura, todas as medidas cabíveis foram tomadas. “Na área criminal, a conduta pode ser enquadrada como charlatanismo, como curandeirismo e, se houve algum tipo de pagamento, pode ser considerado estelionato”.

Na madrugada desta terça-feira (3), o pastor foi às redes sociais e disse que está sendo vítima de uma perseguição contra cristãos. “Eles não estão perseguindo Silvio. Eles não estão perseguindo o avivamento. Eles não estão perseguindo Catedral Global. Eles estão perseguindo todo aquele que é cristão, sendo católico, evangélico ou não”, disse exaltado.