
Com informações do Diário de Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta sexta-feira (10) um levantamento que aponta 37 casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Segundo o órgão, não houve novas notificações desde o último boletim epidemiológico, divulgado na tarde ontem, quinta-feira (9).
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
Do total de casos registrados, 34 são de pacientes residentes em Pernambuco e três são de outros estados, sendo dois de São Paulo e um de Alagoas. Entre os pernambucanos, seis pessoas permanecem internadas, 18 já receberam alta hospitalar, um está internado por outras causas (com o caso descartado para intoxicação) e quatro abandonaram o tratamento, sendo que um desses também teve o caso descartado.
Os seis casos mais recentes foram notificados na quinta-feira (9). Conforme detalhou a Secretaria, cinco deles são de residentes do estado, dois no Recife e um em cada um dos municípios de Caruaru, Cachoeirinha e Surubim, já o sexto é de um paciente de São Paulo. Desse grupo, três receberam alta, um deixou a unidade hospitalar por conta própria e um veio a óbito. O paciente paulista permanece internado.
Balanço de casos em Pernambuco:
- 6 pacientes internados
- 18 receberam alta (sendo 9 descartados)
- 1 internado por outras causas (caso descartado)
- 5 óbitos (sendo 2 descartados)
- 4 evadidos (sendo 1 descartado)
A SES-PE informou que todos os casos seguem sob acompanhamento dos municípios e dos serviços de saúde da rede estadual.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
As investigações em andamento buscam identificar a origem das bebidas adulteradas e confirmar a presença de metanol, substância tóxica que, em casos graves, pode causar lesões permanentes, cegueira total e morte.