PE e CE deflagram Operação Divisa Integrada em 15 cidades - Foto: SDS/PE e SSPDS/CE
Foto: SDS/PE e SSPDS/CE

Com informações da Folha de Pernambuco

Nesta sexta-feira (7), 556 agentes das Forças de Segurança de Pernambuco e do Ceará iniciaram uma operação conjunta de grande escala, com ações preventivas, ostensivas, repressivas e de Polícia Judiciária em municípios localizados na divisa entre os dois estados. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), tem como objetivo fortalecer a segurança na região e combater a criminalidade.

As operações, que começaram ainda na madrugada, seguem até o próximo domingo (9) e abrangem cidades como Exu, Araripina, Ipubi, Salgueiro e São José do Belmonte, em Pernambuco; e Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Penaforte, Mauriti, Araripe, Campos Sales, Barbalha, Nova Olinda e Jardim, no Ceará. As polícias Militar e Civil dos dois estados estão atuando em diversas frentes, realizando prisões em flagrante, cumprindo mandados de busca e apreensão, elaborando Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e apreendendo entorpecentes.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Além disso, armas de fogo e armas brancas estão sendo retiradas de circulação. Barreiras policiais também foram montadas nas principais rodovias que interligam os estados, com o intuito de identificar foragidos da Justiça e combater o tráfico de drogas e de armas. O tráfico de drogas é um dos principais focos da operação, já que está diretamente relacionado a outros crimes, como tráfico de armas, homicídios, lavagem de dinheiro e extorsão.

A operação conta ainda com a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Científica, do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que realiza sobrevoos nas áreas, e demais servidores da SDS. Também estão mobilizados agentes da Polícia Federal e da Polícia Penal do Ceará.

Estratégias definidas em outubro de 2024

As estratégias empregadas na megaoperação foram definidas em outubro de 2024, durante uma reunião de alinhamento realizada em Salgueiro, no Sertão pernambucano. O encontro teve como objetivo a troca de informações e experiências entre os profissionais das duas secretarias de segurança.

A secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, destacou a importância da união entre os entes federativos no enfrentamento à criminalidade. “Estamos estreitando cada vez mais as parcerias com os nossos estados vizinhos no combate à violência. Temos a certeza de que vamos lograr êxito em mais esta operação, a exemplo das que realizamos em parceria com a Bahia e a Paraíba”, afirmou ela.

Segundo Dominique, os resultados dessas operações já podem ser observados: “2024 finalizou com quedas expressivas nos principais índices criminais, com destaque para as maiores reduções de homicídios e roubos dos últimos 11 anos”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

União das Forças de Segurança

O secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira, ressaltou a demonstração de força e união entre as Forças de Segurança do Ceará e de Pernambuco. “A intenção com esse trabalho é reduzir os índices de criminalidade, localizando e prendendo foragidos da Justiça, para que possamos trazer paz e tranquilidade para a população. Mas, acima de tudo, a mensagem central é que, com a nossa união, somos muito mais fortes no embate contra a criminalidade”, frisou.