Pernambuco confirma 8ª morte por dengue em 2024
Pernambuco confirma 8ª morte por dengue em 2024

Da Folha de Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (10), a oitava morte por dengue em 2024. O paciente era um homem de 59 anos, morador de Salgueiro, no Sertão do Estado, que morreu em 13 de abril.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclareceu que ele não tinha comorbidades e apresentou como sintomas febre, cefaleia, sonolência, calafrios, coriza, tosse, vômitos, prostração, dispneia, mialgia, plaquetopenia.

O boletim epidemiológico nº 27 do ano ainda indica um total acumulado de 26.841 casos prováveis da doença. Esse número representa um aumento de 445,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Desse total, 6.551 casos de dengue foram confirmados em Pernambuco, sendo 114 casos graves prováveis e os oito óbitos confirmados.

O boletim também mostra que, este ano, 29 mortes já foram descartadas para arboviroses e outras 31 seguem em investigação.

“A investigação é realizada, inicialmente, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito. Após isso, o caso vai para um comitê técnico de discussão de óbito, em que diversos profissionais avaliam a causa da morte”, explicou a SES-PE.

No Estado, 55 municípios apresentam baixa incidência para casos de dengue no boletim, 70 têm incidência média e 60 municípios aparecem com alta incidência de casos.

Acompanhe o dia a dia da TV Farol de Notícias no Instagram (clique aqui)

Outras arboviroses

O boletim também 4.293 casos prováveis de chikungunya, com 952 casos confirmados.

Já para Zika foram notificados 275 casos prováveis, mas sem confirmação até o momento.

Com relação à febre de Oropouche, Pernambuco tem 13 casos confirmados, sendo eles nos municípios de: Rio Formoso, Camaragibe, Timbaúba, Jaqueira, Moreno, Maraial, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Itamaracá.