PE confirma seis mortes, 26 desabrigados e 205 desalojados - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com informações da Folha de Pernambuco

A Defesa Civil de Pernambuco registrou seis mortes, 205 desalojados e 26 desabrigados em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) na quarta-feira (5). O balanço, divulgado na manhã desta quinta-feira (6), aponta ocorrências na capital pernambucana, além de cidades como Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Mortes

De acordo com a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (Sepdec), as seis mortes ocorreram desde o início das chuvas na RMR. Quatro óbitos foram registrados no Recife, um em Camaragibe e outro em Paulista.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

No Recife, duas mortes foram confirmadas na quarta-feira (5). A primeira ocorreu pela manhã, no bairro da Boa Vista, área central da cidade. Um homem foi encontrado morto na rua Dom Bosco, com suspeita de choque elétrico. A segunda morte aconteceu no bairro da Estância, na Zona Oeste, onde um homem teria sido arrastado pela correnteza. Em Camaragibe, na RMR, outro homem morreu em circunstâncias semelhantes.

Em Paulista, uma mulher morreu na noite de quinta-feira vítima de choque elétrico. A Polícia Civil investiga o caso. Já na madrugada desta quinta-feira, por volta das 1h, duas mulheres, mãe e filha, morreram após uma barreira deslizar e destruir a casa onde moravam, no Córrego da Bica, Zona Norte do Recife. Maria da Conceição Braz de Melo, de 51 anos, e a filha, Nicole Melo de Souza, de 23, dormiam no local no momento da tragédia.

Desalojados e desabrigados

Segundo a Sepdec, Jaboatão dos Guararapes registra 36 pessoas desalojadas, enquanto Olinda contabiliza 49 desalojados e 26 desabrigados. Em Paulista, o número de desalojados chega a 120.

“Nas demais regiões não foram registradas ocorrências junto à Central de Monitoramento da Defesa Civil do Estado”, informou a Sepdec.

Foto: PRF-Recife/Divulgação
Foto: PRF-Recife/Divulgação

Resgates

O mais recente balanço da Defesa Civil aponta o resgate de 353 pessoas, sendo 317 adultos, 36 crianças e três animais.

O Governo de Pernambuco reforça a importância de seguir as orientações das autoridades e permanecer atento aos alertas meteorológicos. Em caso de emergência, os canais oficiais de atendimento podem ser acionados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Ações do Governo

Em nota, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas, informou que está coordenando as ações de resposta e atendimento às demandas dos municípios.

“Todos os órgãos estaduais previamente mobilizados estão reforçando as operações de apoio aos municípios e à segurança da população”, destacou a pasta.

A secretaria também informou que equipes de engenharia estão realizando o mapeamento de áreas de risco com o uso de drones, para identificar novas áreas vulneráveis.