Pernambuco registra 2.232 casos prováveis de dengue - Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação
Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Com informações da Folha de Pernambuco

Pernambuco registrou 2.232 casos prováveis de dengue, segundo o mais recente Boletim Epidemiológico de Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (19). Os dados abrangem o período de 29 de dezembro de 2024 a 15 de fevereiro de 2025 e mostram um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 1.162 casos prováveis. Ou seja, o número quase dobrou.

Dos casos registrados, 391 já foram confirmados, enquanto os demais ainda estão sob investigação. O boletim também aponta quatro casos graves de dengue. Além disso, seis mortes estão sendo investigadas para determinar se estão relacionadas a arboviroses, como informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Até o momento, nenhum óbito foi confirmado.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“A investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, posteriormente, é encaminhada para um comitê técnico, composto por diversos profissionais, que avaliam a causa da morte”, destacou a SES-PE.

Distribuição dos casos

O boletim revela que 119 municípios pernambucanos apresentam baixa incidência de casos de dengue, enquanto 10 localidades têm incidência média e duas registram alta incidência.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Chikungunya e Zika

Além da dengue, o boletim também traz dados sobre outras arboviroses. Foram registrados 358 casos prováveis de Chikungunya, com 50 confirmações, e 31 notificações prováveis de Zika, sendo oito delas em gestantes.