Pernambucana encontra filha após 59 anos

Família se reúne para celebrar encontro entre mãe e filha após 59 anos. — Foto: Arquivo pessoal / Élide Batista

Por G1

 

Angelina Maria de Jesus, de 84 anos, é natural da cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco e tem seis filhos. Duas das filhas foram separadas dela desde a infância por familiares. Após 59 anos, a idosa não esperava que seria possível localizá-las, até que a jornalista Élide Soul fez um teste de DNA por meio de uma plataforma digital em maio de 2022 e o resultado permitiu que elas se encontrassem.

A ideia de fazer o exame surgiu após a jornalista assistir uma reportagem da GloboNews. Ela pretendia, por meio do teste, identificar o motivo pelo qual um medicamento não estava fazendo efeito em um tratamento médico. O que ela não esperava era encontrar no exame um sobrinho de primeiro grau de parentesco.

“Quando eu abri o teste de DNA, eu abri o ícone de parentesco e pra minha surpresa havia um rapaz de nome Hudson, que era a cara do meu filho do meio, e lá estava escrito que ele era meu sobrinho de primeiro grau. Eu quase enlouqueci, pois era a primeira vez, que eu encontrava alguém que tinha consanguinidade comigo”, disse Élide.

Élide então entrou em contato com o sobrinho, que mora em São Paulo, próximo a Santo André, no ABC Paulista, região que ela mora atualmente. No mês de junho de 2022, a mãe de Hudson, Rosemeire Maria de Araújo Santos, de 55 anos, também fez um teste de DNA, que confirmou que ela é meia irmã de Élide. Foi então que as duas descobriram que são filhas da mesma mãe.

Dois dias após a confirmação do exame, o tão esperado encontro enfim aconteceu na cidade de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Angelina Maria pode então encontrar a filha Élide Soul, após 59 anos.

“Sempre na data do meu aniversário eu me questionava, perguntava a Deus, se minha mãe lembrava da filha que nasceu no dia 20 de maio. Minha mãe nunca me esqueceu, nasci no mesmo dia do aniversário dela. Aos poucos descobri a minha história, soube que a minha mãe, Angelina, serviu como objeto de troca para meu avó materno, na cidade de Xexéu”, disse a jornalista.

Família volta a Pernambuco em busca da terceira filha: ‘Eunice, cadê você? Em Garanhuns só pra te ver!’

 

Pernambucana encontra filha após 59 anos

Família volta a Pernambuco em busca da terceira filha. — Foto: Arquivo pessoal / Élide Batista

 

Ao saber da história da família, Élide Soul soube que tem uma outra irmã, que também foi separada da mãe biológica desde a infância depois de ter ficado com o pai biológico em Pernambuco. Desde o dia 25 de fevereiro deste ano, Élide, a mãe Angelina e alguns familiares voltaram a Pernambuco para procurar pela irmã Eunice. Ao longo dos últimos dias elas percorreram diversas cidades do interior, como Palmares, Xexéu e Garanhuns em busca da terceira filha.

A família não tem muitos detalhes sobre a história da irmã, pois a mãe não lembra de muitos fatos da juventude, tendo em vista que está com Alzheimer. A ideia que elas tiveram foi trazer a mãe de volta a Pernambuco, fazer um passeio com idosa pelas cidades que viveu no passado para auxiliar na buscar da irmã que, segundo as lembranças da mãe, deve se chamar “Eunice Ferreira” ou “Eunice Pereira”.

“No próximo dia 20 de maio eu completo 60 anos e a minha mãe 85. Quando eu nasci ela tinha 25 anos. Nada acontece por acaso, nossa família é humilde, mas repleta de muito amor. Queremos dar de presente para ela a presença da nossa irmã Eunice”, disse Élide Soul.

Uma busca foi realizada em todos os cartórios e demais locais da região, mas até o momento ela não foi localizada. Quem tiver qualquer informação, pode entrar em contato pelas redes sociais de Élide Soul no instagram: @elidesoul ou pelo telefone de contato: (11) 9 8834- 9800.