Pernambuco confirma sexta morte por dengue em 2025 - Foto: Canva
Foto: Canva

Com informações da Folha de Pernambuco

Pernambuco registrou a sexta morte por dengue no ano de 2025. A vítima fatal é uma jovem de 23 anos, residente no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. O óbito, que ocorreu no último dia 25 de abril, foi confirmado após um período de investigação e divulgado no Boletim Epidemiológico de Arboviroses nº 36, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Além das mortes já confirmadas, o estado monitora outros 32 óbitos que permanecem em investigação para arboviroses, um termo que abrange doenças transmitidas por insetos, como a dengue.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)

O balanço geral do período, que vai de 29 de dezembro de 2024 a 6 de setembro de 2025, aponta 31.951 casos notificados de dengue em todo o estado. Desse total, 15.137 foram descartados, 7.923 confirmados e 170 classificados como graves. A Secretaria de Saúde destaca uma tendência de queda, informando que “o número de notificações é 56,6% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior no estado”.

O mapeamento da dengue no estado mostra que a situação é heterogênea: 114 municípios pernambucanos têm baixa incidência de casos, 42 apresentam incidência média e 22 registram alta incidência.

O boletim também traz dados sobre outras arboviroses. Foram contabilizadas 4.982 notificações para Chikungunya (com 776 confirmações) e 1.106 para Zika (sem nenhum caso confirmado até o momento). A SES-PE também monitora 41 casos prováveis em gestantes.

Febre do Oropouche

A Secretaria Estadual de Saúde também atualizou os números da Febre do Oropouche, informando que “Pernambuco contabiliza 183 casos de Febre do Oropouche desde maio de 2024, com sete casos confirmados em 2025”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O vírus, que tem ganhado atenção no estado, já foi identificado em pacientes de diversas cidades, incluindo Água Preta, Aliança, Barra de Guabiraba, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Macaparana, Machados, Maraial, Moreno, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, Rio Formoso, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São Vicente Ferrer, Sirinhaém e Timbaúba.