
Com informações do Correio Braziliense
Um novo estudo publicado no American Journal of Human Biology revela uma relação entre o comprimento do dedo anelar e o consumo elevado de álcool.
O tamanho dos dedos é determinado antes do nascimento, em parte, pela exposição hormonal que o feto recebe no útero. Quando um bebê é exposto a níveis mais altos de estrogênio, os dedos indicadores tendem a ser mais longos que os anelares.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Por outro lado, uma maior exposição à testosterona resulta em dedos anelares mais longos. Também existem indivíduos cujos dedos indicador e anelar têm o mesmo comprimento.
A pesquisa analisou os tamanhos dos dedos e os hábitos de consumo de álcool de 258 estudantes, sendo 169 mulheres. Os resultados indicaram uma correlação entre um maior consumo de álcool e dedos anelares mais longos em comparação aos indicadores, sugerindo que os hormônios podem influenciar a propensão ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
O estudo também destacou que, em comparação com as mulheres, os homens apresentam um consumo maior de álcool e uma taxa mais elevada de mortalidade relacionada ao abuso da bebida.
O professor John Manning, membro da equipe de pesquisa Esportes, Tecnologia, Exercício e Medicina Aplicadas (A-STEM) da Universidade de Swansea, explicou: “Um padrão como esse sugere a participação de hormônios sexuais, como testosterona e estrogênio. A proporção entre os comprimentos do segundo (indicador) e quarto (anelar) dedos é considerada um indicador da exposição precoce à testosterona (com um quarto dedo longo) e ao estrogênio (com um segundo dedo longo).”
“É sabido que pacientes dependentes de álcool têm 4º dígitos muito longos em relação aos 2º dígitos , sugerindo alta testosterona em relação à exposição ao estrogênio antes do nascimento. Como esperado, as associações foram mais fortes para homens do que para mulheres”, concluiu o professor.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
É importante ressaltar que essa associação não implica uma relação de causa e efeito; ou seja, o tamanho dos dedos não determina o comportamento das pessoas. O objetivo do estudo é identificar conexões que possam ajudar a entender melhor os fatores subjacentes ao uso de álcool.