G1
Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (14) mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-governador de Mato Grosso e atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi(PP), entre os quais o apartamento em que ele mora na Asa Sul, zona nobre de Brasília.
Policiais federais também fizeram diligências em São Paulo e Mato Grosso. Não houve ordem judicial para cumprir mandados no Ministério da Agricultura.
As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Para Fux, há indícios de envolvimento dos alvos dos mandados em obstrução de Justiça e formação de organização criminosa.
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, Blairo disse que nunca cometeu ou autorizou ação “ilícita” para obstruir a Justiça. Ele afirmou ainda que jamais cometeu “ilícitos” em sua vida pública ou em suas empresas (leia a íntegra da nota do ministro ao final desta reportagem).
Além de Blairo, também foram alvo de mandados de busca e apreensão políticos de Mato Grosso acusados de envolvimento em esquema de corrupção que agia no estado, entre os quais o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), que foi flagrado em um vídeo recebendo dinheiro de propina.