PIS/Pasep 2025: Pagamento do abono salarial começa em fevereiro - Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Os primeiros depósitos do abono salarial PIS/Pasep de 2025 estão programados para o dia 17 de fevereiro, destinados aos trabalhadores nascidos em janeiro. Os pagamentos seguirão um cronograma baseado na data de nascimento, abrangendo tanto os profissionais da iniciativa privada quanto os servidores públicos. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que cerca de R$ 30,7 bilhões serão distribuídos a aproximadamente 25,8 milhões de trabalhadores.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O calendário de pagamentos para o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2023, foi aprovado em dezembro de 2024 pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os beneficiários terão até 29 de dezembro deste ano para retirar os valores. Veja o calendário abaixo:

Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro;
Nascidos em fevereiro: 17 de março;
Nascidos em março e abril: 15 de abril;
Nascidos em maio e junho: 15 de maio;
Nascidos em julho e agosto: 16 de junho;
Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho;
Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

O PIS/Pasep é um benefício anual que pode chegar a até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518. Para ter direito ao abono, os trabalhadores devem ter recebido até dois salários mínimos no ano-base e ter trabalhado por pelo menos 30 dias para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Além disso, é necessário que o beneficiário esteja inscrito no programa há pelo menos cinco anos e que o empregador tenha fornecido as informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Qual é o valor do PIS/Pasep?

O valor do abono salarial varia conforme o tempo de trabalho com carteira assinada no ano-base. Aqueles que trabalharam os 12 meses de 2023 receberão o valor integral do benefício, enquanto quem trabalhou apenas um mês receberá 1/12 do salário mínimo, proporcionalmente ao tempo trabalhado.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como verificar se tenho direito ao abono?

Para verificar se têm direito ao abono, os trabalhadores podem consultar suas informações na carteira de trabalho digital, no portal Gov.br ou através da central de teleatendimento Alô Trabalho, disponível pelo número 158, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.