O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesSa sexta-feira (13) que vê risco de a campanha eleitoral deste ano se tornar violenta, após os xingamentos direcionados à presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Os xingamentos contra a presidente da República no jogo de estreia da Copa foram ouvidos em dois momentos antes da partida: após a chegada de Dilma ao estádio e após a execução do Hino Nacional, poucos minutos antes do início do jogo. No segundo tempo, ela foi xingada mais duas vezes. NesSa sexta, ela disse que não vai se deixar “perturbar por agressões verbais”.
Lula e Dilma participaram na noite desta sexta de evento do PT e do PTB em Recife (PE), reduto do pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos. Ele criticou a “elite brasileira” e atribuiu à imprensa um suposto “incentivo” às ofensas a Dilma. O ex-presidente pediu a Dilma que não fique com raiva em função dos xingamentos no estádio.
“Nós estamos com um problema sério neste país, Dilminha. Esta campanha está correndo o risco de ser uma campanha violenta, em que a elite brasileira está conseguindo fazer o que nós nunca conseguimos, que é despertar o ódio entre as classes. Está conseguindo fazer com que o ódio tome conta da campanha neste ano, e não medirá esforços para a quantidade de mentiras e preconceitos que vão contar contra a senhora”, disse Lula, dirigindo-se à presidente.
Durante o evento, o ex-presidente entregou uma rosa branca a Dilma como forma de apoio, em razão dos xingamentos que a presidente recebeu.
“Hoje vou lhe dar [Dilma] uma rosa branca da paz, de desagravo pela ofensa que você recebeu ontem. Porque a ofensa que essa mulher recebeu ontem na abertura da Copa do Mundo não foi uma ofensa à Dilma, não foi uma ofensa à presidenta, foi uma falta de respeito, um ato de cretinice”, concluiu.
Lula afirmou ter assistido ao jogo de abertura da Copa pela TV e que não viu “ninguém com cara de pobre” na Arena Corinthians. Na avaliação do ex-presidente, os torcedores que foram ao estádio são “a parte bonita da sociedade”.
“O que me fez chamar a atenção ontem é que eu imaginava que a gente aprendia a respeitar os outros na escola. (…) Mas eu descobri ontem que respeito e educação a gente não aprende na universidade, aprende no berço, com a mãe e com o pai da gente”, disse.
Ele apontou ainda “incentivo” da imprensa às ofensas. “[Os xingamentos são] uma falta de respeito, uma cretinice fomentada por uma parte da imprensa brasileira que, agora, está falando que não é para fazer assim, que não era para ter palavrão”, afirmou.
Lula relembrou a cerimônia de abertura dos Jogos Pan Americanos de 2007, no estádio do Maracanã, quando também foi vaiado por parte da torcida que assistia à abertura.
( Do G 1 )
16 comentários em POLÍTICA: Lula critica vaias à Dilma e diz que atitude foi um ato de ‘cretinice’ da torcida