Foi criado em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o Pontão de Cultura Cabras de Lampião, com o objetivo de desenvolver, articular e capacitar Pontos de Cultura, entidades, grupos e coletivos culturais de base comunitária em todo o Sertão pernambucano, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.
O projeto beneficiará diretamente Pontos de Cultura certificados, organizações da sociedade civil com perfil para certificação, grupos culturais comunitários, povos e comunidades tradicionais, mestres e mestras da cultura popular, estudantes da rede pública, população rural, pessoas de baixa renda, com deficiência ou mobilidade reduzida e LGBTQIAPN+.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
As ações, abrangendo todas as microrregiões sertanejas, incluem busca ativa de agentes culturais (“Cangaceiros da Cultura”), oficinas, cursos, workshops, certificação de Pontos de Cultura, seminários, rodas de conversa, fórum regional e encontros virtuais de redes culturais.
O Pontão é uma iniciativa da Fundação Cultural Cabras de Lampião, fundada em 1995 e referência na preservação da história do cangaço, do Xaxado e da cultura sertaneja.
A instituição mantém o Museu do Cangaço, o Sítio Passagem das Pedras e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, além de integrar diversas entidades culturais e promover atividades socioculturais e ambientais.
Selecionado no Chamamento Público 007/2024, Edital PNAB de Fomento aos Pontões de Cultura de Pernambuco, o projeto conta com incentivo da PNAB Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal.
